Especial

100 anos de funcionamento da EEB José do Patrocínio

vistajp

“EEB José do Patrocínio…

Uma história de orgulho e compromisso com a Educação!”

      Brindamos juntos os 100 anos de funcionamento da EEB José do Patrocínio.

      Tudo começou, exatamente em 14 de Junho de 1918 quando temos um marco inicial na educação do município de Siderópolis, com a nomeação da primeira professora, a Sra. Madalena Martins Queluz Patel, na  Escola Mista do Lugar “Nova Belluno”. Muitas foram as dificuldades e desafios, ainda em tempos de colonização . De escola isolada, passou a desdobrada e em 1949 a escola passa a chamar-se Escola Reunida Horácio Serapião de Carvalho.

     Não demoraria muito, em 1950, a escola  passa a chamar-se  Grupo Escolar José do Patrocínio.  Nosso Patrono, José do Patrocínio foi poeta,  jornalista, abolicionista, de vida intelectual intensa no Rio de Janeiro, filho de escravos, nascido em 1853 e falecido em 1905.

     Em 10 de julho de 1955 o atual prédio foi inaugurado, cujo terreno foi doado por José Feltrin e Maria Gamba Feltrin. Em 1958 foi criado o Curso Normal Regional Fernando Ferreira de Mello (curso ginasial) que funcionava anexo a escola.

      A partir de 1971, atendendo a imperativos da Lei Federal 5692/71, que reformulou o Ensino no país, o antigo curso primário e curso ginasial juntaram-se formando a  escola de 1ª grau com o nome  “Escola Básica José do Patrocínio”, ficando assim até o ano de 1992, quando a comunidade de Siderópolis tem a possibilidade de cursar o segundo grau nos cursos de Educação Geral e Magistério no  Colégio Estadual José do Patrocínio.

     Novamente para atender a nova Lei Federal 9394/96 a escola passa a chamar-se Escola de Educação Básica José do Patrocínio agora  como Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) e Ensino Médio (1º ao 3º ano).

     A Família Patrocínio orgulha-se por ser a pioneira na educação em nosso município e reconhecemos que nada teria sido sem os diretores, professores, funcionários, pais e alunos, figuras importantes nesses 90 anos . Foram 100 anos dedicados a uma educação de qualidade, na construção da cidadania o que pode ser traduzida pelas ações de caráter social, ambiental, cultural e educacional.

   Da antiga lousa ao moderno computador, muita coisa mudou, mas manteve-se inalterado o  compromisso com a  comunidade. Por tudo isso  queremos  dizer obrigado a todos que de uma forma ou de outra fizeram  e fazem parte dessa  trajetória, parceria e desse sentimento de gratificação.

     Muito mais do que uma data, completar 100 anos envolve para todos que dirigiram, educaram, trabalharam e estudaram na Escola de Educação Básica José do Patrocínio a continuidade de um trabalho de total comprometimento com a comunidade escolar, com o município, com a qualidade e com o futuro.

 

              E a história continua sendo escrita…

COLABORAÇÃO: PORTAL SIDERA

Adicionar comentário

Click here to post a comment