100 dias de governo: Prefeito de Siderópolis destaca avanços e reforça compromisso com o desenvolvimento do município
Completando 100 dias do novo mandato, o prefeito Franqui Salvaro e o vice-prefeito Rafael Frello fazem um balanço das ações realizadas em Siderópolis. Reeleito para o segundo mandato, Franqui segue com o compromisso de dar continuidade a um governo que tem como foco principal o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável do município.
“Não é ser prefeito por ser, nem vice por ser. É governar para fazer o bem para as pessoas. Esse sempre foi nosso foco. Temos problemas, sim, mas seguimos lidando com eles todos os dias, trabalhando com verdade e responsabilidade”, afirmou Franqui.
Os desafios do passado e a luta diária pelo futuro
Entre os principais entraves apontados pela administração estão as consequências da exploração do carvão no passado, com impactos diretos no crescimento do município. A Ação Civil Pública (ACP) do Carvão, por exemplo, dificulta a instalação de empresas, o que somado à localização geográfica e ao custo da energia, compromete o desenvolvimento industrial de Siderópolis.
“Hoje a cidade enfrenta essas limitações que vêm de muito tempo. A exploração desordenada do carvão revirou o município inteiro. Somos a favor da mineração, mas o que foi feito lá atrás não pode ser pago pelo município hoje. Estamos buscando alternativas e trabalhando com seriedade para superar isso”, explicou o prefeito.
Uma dessas alternativas é a criação de uma área industrial na comunidade de Vila São Jorge, em um terreno doado pela Companhia Rio Deserto, fora da área da ACP e sem histórico de mineração. O espaço é uma aposta para atrair novos investimentos e fomentar a economia local.
Infraestrutura: pavimentações e obras
As obras de infraestrutura continuam sendo prioridade. Um exemplo é a ligação com o município de Cocal do Sul, onde 1 km já está sendo pavimentado e mais 1,2 km ainda será executado dentro de Siderópolis. A meta da gestão é concluir toda a pavimentação durante o mandato.
Além disso, Franqui reafirma o compromisso de levar, no mínimo, 1 km de asfalto para cada comunidade, promovendo uma divisão justa dos investimentos.
Outro ponto de atenção é a ligação entre os municípios de Siderópolis, Urussanga e Cocal do Sul, pela estrada que passa pela comunidade de Nossa Senhora da Saúde. “Fizemos dois quilômetros dentro do nosso território e faltam 800 metros de trecho municipal e mais 700 metros da parte estadual. É uma estrada estratégica que merece atenção do governo estadual”, defendeu o prefeito.
Casan: melhorias e ampliação do abastecimento
A parceria com a Casan também tem trazido avanços para o município. A empresa está finalizando um novo reservatório que vai garantir 1,5 milhão de metros cúbicos a mais de água para Siderópolis. A troca da tubulação entre São Marcos e Patrimônio e a setorização do abastecimento, que permitirá isolar interrupções em bairros específicos, são outras conquistas da gestão.
Saúde, bem-estar animal e projetos futuros
A saúde segue como prioridade, com a previsão de início da construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade São João e a recuperação da Unidade da Vila São Jorge. A inauguração do tão esperado raio-x da Policlínica está prevista para os próximos dois a três meses.
A gestão também segue firme na causa animal. Em 2025, já foram realizadas mais de 150 castrações de cães e gatos. “É um problema que precisamos resolver de forma regional. Todos os municípios enfrentam a mesma realidade. Precisamos unir forças dentro da Amrec”, destacou Franqui.
Obras em andamento e olhar para o coletivo
A praça da Vila São Jorge será inaugurada em breve, assim como a duplicação da ponte do Rio Jordão, marcada para o dia 3 de maio. A praça do bairro Renascer já foi licitada e também sairá do papel, além dos asfaltos já realizados no Montanhão e na rua Bortolo Scarmagnani.
“O que o povo de Siderópolis precisar, nós vamos lutar para atender. Não conseguiremos resolver todos os problemas, mas vamos sempre pensar no coletivo. Essa cultura do individualismo precisa dar espaço para um pensamento mais amplo. A população entendeu isso, e é por isso que temos um grande crédito. Retiramos repartições públicas do aluguel para investir no que realmente importa: qualidade de vida”, afirmou o prefeito.
Vice-prefeito ativo e presente
Rafael Frello, que estreou na política como vice-prefeito, destaca a parceria com Franqui e a experiência adquirida nesses primeiros 100 dias.
“Vim do setor privado e estar na Prefeitura é algo muito diferente. O que mais me deixa feliz é poder estar presente, acompanhar as obras, ouvir a população. Sinto que já estou aqui há um ano. Quero contribuir muito com Siderópolis”, afirmou.
Franqui também destaca a dedicação do vice: “O Frello é trabalhador, está sempre presente e quer fazer acontecer. Às vezes ainda afoito, achando que dá pra resolver tudo de uma vez só, mas já está entendendo como as coisas funcionam. Ele veio para deixar sua marca”, elencou.
Compromisso com o agora e com o futuro
Com muitos desafios, mas também com grandes projetos em andamento, Franqui e Frello seguem comprometidos com uma gestão que olha para frente, com seriedade, diálogo e responsabilidade.
“Aprendi com Clésio Salvaro que temos que aproveitar muito quando estamos no poder. Aproveitar para trabalhar, não para aparecer. Esse é o nosso espírito. Acordamos e dormimos pensando em fazer o melhor por Siderópolis”, finalizou o prefeito.