Polícia

Suspeito é preso por tráfico de drogas próximo ao quartel da PM em Siderópolis

Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na tarde dessa terça-feira, dia 24, no bairro Vila Esperança, em Siderópolis. A ocorrência foi registrada na Rua Maria José da Silva, em frente a uma residência já conhecida pela Polícia Militar por suspeitas recorrentes de comércio de entorpecentes.

Durante rondas ostensivas e preventivas, a guarnição avistou dois homens, um já conhecido como usuário de drogas na cidade e outro frequentemente apontado por vizinhos e usuários como envolvido com o tráfico, juntos em frente à residência do suspeito de comercializar entorpecentes.

Ao perceber a aproximação da viatura, um deles tentou sair rapidamente do local, mas foi abordado. Já o outro homem arremessou um estojo roxo para o pátio da casa vizinha e correu em direção aos fundos da residência, sendo acompanhado por um policial.

No estojo dispensado, foram encontrados 12,7 gramas de maconha. Próximo à porta da casa, os policiais localizaram 4,8 gramas de crack, além de utensílios utilizados para o fracionamento da droga.

Em depoimento gravado em vídeo, o usuário confessou que havia ido ao local para comprar crack, com quem já teria feito outras compras, geralmente ao custo de R$ 10 por porção. Com ele, também foram encontrados itens comuns ao consumo da substância, como tulipa, esponja de aço, isqueiro e fósforos.

Com base na diversidade de drogas apreendidas, confissão do usuário, material para preparo do entorpecente e as constantes denúncias anônimas, a guarnição deu voz de prisão ao homem por tráfico de drogas.

O caso ganha maior gravidade pelo fato de o crime ter ocorrido a menos de 100 metros do Quartel da Polícia Militar de Siderópolis, o que configura tráfico de drogas majorado, conforme o artigo 40, inciso III, da Lei de Drogas (Lei nº 11.343/06).

Todos os materiais apreendidos, bem como o suspeito e a testemunha, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Criciúma, onde foi confeccionado o Boletim de Ocorrência Policial Militar (BO-PA).