Sicredi reforça parceria com mulheres do agro, em evento em Forquilhinha
Encontro destacou o papel da mulher no agronegócio e apresentou histórias de vida para as associadas
O protagonismo feminino no campo e a força da mulher empreendedora no segmento foram tema de um encontro promovido pela Sicredi Sul SC na última semana, em Forquilhinha. O primeiro Mulheres do Agro, realizado no município, reuniu mais de 100 participantes na última quinta-feira (23), para celebrar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas associadas no campo e na sociedade, além de proporcionar um momento de conexão, com troca de experiências, autoconhecimento e cuidados.
O bate-papo contou com a participação de Karina Colombo, diretora de Negócios da Sicredi Sul SC; Fernanda Zanette Albano, gerente agro da agência de Forquilhinha; e das associadas Sabrina Toreti e Rita de Cássia Fernandes Esteves, que compartilharam suas experiências e trouxeram momentos de reflexão. “No Sicredi, acreditamos que prosperidade só é verdadeira quando é compartilhada. Por isso, nosso papel é estar ao lado das mulheres do agro, oferecendo oportunidades de acesso ao crédito, apoio em seus negócios e, acima de tudo, reconhecimento e espaço para que exerçam a liderança que já praticam todos os dias”, reforçou a diretora de Negócios.
Nos últimos anos, a presença da mulher no agronegócio tem crescido cada vez mais. Dados do Censo Agropecuário 2017 (IBGE) mostram que o número de mulheres responsáveis por estabelecimentos rurais no Brasil cresceu 38% em relação a 2006, representando cerca de 19% das propriedades. Esses números reforçam a relevância da presença feminina na tomada de decisões e na condução das atividades agrícolas.
“As mulheres do agro não apenas produzem: elas inovam, lideram e carregam consigo o compromisso de cuidar da terra, das pessoas e das comunidades. São protagonistas silenciosas que agora ganham cada vez mais visibilidade e voz e é essa força que queremos apoiar e impulsionar”, completou Karina.
Apoio para a Mulher do Agro
O Sicredi busca estimular a autonomia financeira das mulheres e ampliar a atuação no setor, reforçando o compromisso com a valorização da participação feminina, e o desenvolvimento do agronegócio.
A gerente Agro da agência Sicredi Forquilhinha lembra que a instituição está de portas abertas para receber as mulheres da cidade e apoiar no desenvolvimento de seus negócios. “As mulheres enfrentam muitos desafios no agronegócio. No passado, muitas eram esquecidas, e as decisões eram tomadas principalmente pelos homens. Hoje, vemos mulheres que assumem decisões financeiras, trabalham na lavoura de forma independente ou apoiam o negócio familiar, contribuindo significativamente para o setor”, destacou Fernanda Zanette Albano.
“A mulher vê sua força no campo quando entende que pode contribuir com suas habilidades. Foi assim, por exemplo, na nossa produção. Quando eu entendi o meu espaço e passei a cooperar com o meu marido para que juntos pudéssemos alcançar nossos objetivos, cada um contribuindo com o que sabe fazer de melhor, nossos negócios prosperaram ainda mais”, completou a associada Rita de Cássia Fernandes Esteves, que também participou do painel.
Além do bate papo, o encontro contou com uma pequena palestra sobre cuidados com a pele e uma dinâmica levando as participantes a um momento de integração, e encerrou com um café para as convidadas.
Sobre a Sicredi Sul SC
A Sicredi Sul SC é uma das Instituições Financeiras Cooperativas que integram o Sistema Sicredi, um modelo que une solidez nacional e atuação local. A cooperativa está presente no Sul de Santa Catarina há mais de 25 anos, promovendo desenvolvimento econômico e social por meio do cooperativismo financeiro. Hoje, atua com mais de 70 mil associados, em 45 municípios, de Passo de Torres a Imbituba.

