NATAL

Carreata da família Travassos e amigos leva Papai Noel, doces e alegria natalina às ruas de Siderópolis neste domingo

No próximo domingo, dia 21, a partir das 15h, a Carreata da família Travassos e amigos fará sua 9ª edição, percorrendo as ruas de Siderópolis com o Papai Noel, doces e brinquedos para as crianças. Este ano, serão distribuídos mais de 1.500 pacotes de doces e 500 brinquedos, além da presença do bom velhinho e seus ajudantes, que percorrerão as ruas em um caminhão, acompanhados por uma fila de carros de amigos e apoiadores.

A saída será da casa dos Travassos, localizada na Avenida CSN, no bairro Rio Fiorita, e todos estão convidados a acompanhar. “O trajeto percorrerá as ruas do bairro e de toda a cidade, levando a magia do Natal, a figura do Papai Noel e, é claro, muitos doces para a garotada. A expectativa é de que, mais uma vez, a carreata repita o sucesso dos anos anteriores, levando alegria e reforçando o espírito de união e generosidade que a inspirou”, pontuou um dos organizadores, Arthur Travassos.

História da carreata

A história começou em 2017, em um cenário típico das festas de fim de ano. “Estávamos na casa da mãe fazendo churrasco, era época de Natal, e tinha um monte de crianças esperando o Papai Noel que estava passando, mas na nossa rua ele não foi. As crianças ficaram esperando mais de uma hora, e nada”, relembrou Arthur.

A cena de expectativa frustrada comoveu o grupo. Foi então que, em meio à conversa, a matriarca da família fez uma “vaquinha” entre os parentes e decidiram comprar balas para entregar para aquelas crianças. Na primeira edição, a ideia era simples, juntar um dinheiro, comprar doces e percorrer a rua para alegrar as crianças do entorno. O sucesso, no entanto, foi tão grande que o plano mudou de escala. “Deu tão certo que conseguimos muitas doações e passamos no Fiorita inteiro”, lembrou Arthur. Ao final da primeira carreata, o grupo já começava a planejar a do ano seguinte.

De lá para cá, o movimento só cresce. O que começou com a família Travassos e seus amigos mais próximos, hoje atrai a ajuda de “amigos dos amigos e conhecidos”. A solidariedade em cadeia transformou o evento em um verdadeiro projeto comunitário. Uma das marcas registradas é a camiseta usada pelos organizadores e voluntários, que desde 2022 estampa a frase que virou lema da ação: “Que nunca falte o amor”.