Segurança

Operação da PM resulta em prisão por tráfico de drogas com envolvimento de adolescentes no bairro Rio Fiorita

Uma ação da Polícia Militar na noite da última segunda-feira, dia 16, resultou na prisão de um homem e na apreensão de dois adolescentes por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. A ocorrência foi registrada por volta das 18h, nas proximidades da Rua nº 05, no bairro Rio Fiorita.

De acordo com o boletim de ocorrência, a guarnição recebeu uma denúncia informando que um veículo GM Classic de cor branca estaria realizando a venda de entorpecentes, que acionavam os suspeitos por meio de um aplicativo de mensagens. A informação indicava ainda que no interior do automóvel estavam um maior de idade e dois adolescentes, sendo uma do sexo feminino.

Com os dados, os policiais montaram uma barreira nas imediações do local. Durante as abordagens a veículos com características semelhantes, a equipe visualizou o automóvel suspeito. Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor demonstrou nervosismo e tentou realizar uma manobra brusca, sendo prontamente interceptado pelos agentes.

Durante a abordagem, um dos ocupantes tentou dispensar uma substância que estava no suporte ao lado da porta, arremessando-a ao solo na tentativa de destruir a prova, mas foi impedido pela rápida intervenção dos policiais. Todos foram orientados a colocar as mãos na cabeça e obedecer às ordens, sendo a adolescente preservada conforme os protocolos operacionais.

Na busca veicular, os agentes localizaram, no assoalho do carro, quatro porções de substância análoga à maconha, embaladas individualmente e prontas para a comercialização. Além disso, foi apreendida a quantia de R$ 300,00 em espécie, fracionada, que estava com um dos ocupantes.

Conforme a polícia, as circunstâncias da abordagem, como o fracionamento da droga, o dinheiro trocado e a tentativa de descarte do material, indicam que a substância não se destinava ao consumo pessoal, mas sim ao comércio ilegal.

A ação também revelou indícios de que todos os ocupantes do veículo tinham ciência da atividade ilícita, atuando em conjunto. Os smartphones dos envolvidos foram apreendidos, acondicionados em embalagens que preservam a cadeia de custódia e encaminhados para análise da autoridade policial e do Instituto Geral de Perícias (IGP).

O condutor do veículo, maior de idade, foi conduzido na viatura policial. Já os adolescentes, visando evitar constrangimentos, foram levados no próprio automóvel abordado, sob escolta da PM, até a Central de Flagrantes. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao adulto e os adolescentes foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas, com a majorante referente ao envolvimento de menores, conforme previsto no art. 40, inciso VI, da Lei 11.343/06.