Colunistas

Resenha do livro “A Forma da Água”

Sobre livros e leituras

A Forma da Água foi o vencedor do Oscar 2018 na categoria Melhor Filme, por isso meu interesse pelo livro. Não assisti ao filme ainda, mas estou curiosa porque ler esta obra fez a imaginação ir longe e quero comparar com o que foi criado para apresentar esta história. Escrito por Daniel Kraus, A Forma da Água é uma ficção e pode ser considerada também literatura fantástica. É um romance entre uma mulher muda e simples com um ser de outro mundo, o deus Brânquia. Um romance onde o diferente consegue se completar.

A protagonista se chama Elisa, uma pessoa que não fala e que não tem esperança na vida. Tem um amigo e uma amiga, é faxineira de um escritório do governo e cresceu em um orfanato sendo rejeitada. Ela tinha permissão para entrar na sala onde o deus Brânquia estava, mas apenas para fazer a limpeza, só que ela conseguiu se comunicar com aquele ser e o envolvimento emocional foi surgindo até chegar a um ponto tão forte que ela faz uma loucura tentando salvar seu amor. A criatura também não fala, mas emite cores que traduzem suas emoções.

aformadaagua

Paralelo a este romance misterioso, há outras histórias de pessoas envolvidas na pesquisa do ser. O cientista Hoffstetler, o vilão Richard Strickland, a zeladora Zelda, a esposa de Strickland e o artista Giles. Cada um destes personagens têm seus segredos e motivos para fazer o que fazem, pois independente da forma que escolheram para seguir a vida, cada um quer se libertar do que estão vivendo, buscam uma vida melhor e com mais sentido.

Richard Strickland passa meses na Amazônia para capturar o deus Brânquia. Este parece se entregar e é instalado em um órgão do governo para ser estudado. O “objeto” de estudo vive na água, o máximo que sobrevive fora são 30 minutos. Neste local, um cientista começa a estudar a criatura para depois mata-la, mas Strickland não concorda com os métodos bondosos do cientista e desconfia dele, então em alguns casos usa a tortura.

A história tem muito mais do que se lê. As entrelinhas estão ricas em conteúdo e cada leitor vai perceber por si só o que o livro oferece. A Forma da Água é uma história de amor, de buscas, de crenças, de aprisionamento e liberdade. O fim é previsível, mas seu rico conteúdo supera as expectativas da leitura.

A Forma da Água, de Daniel Kraus – 350 páginas.

Adicionar comentário

Click here to post a comment