Segurança

Mulher é presa por abandono de incapaz em Siderópolis; filhos estavam sozinhos em casa em condições insalubres

Uma mulher foi presa por abandono de incapaz na tarde dessa quarta-feira, dia 16, no bairro Vila Esperança, em Siderópolis. A ocorrência foi registrada após a Polícia Militar ser acionada por oficiais de justiça para dar apoio ao cumprimento de um mandado de busca e apreensão de três crianças. De acordo com o boletim de ocorrência, os oficiais solicitaram o apoio da guarnição durante rondas de rotina, informando sobre o cumprimento do mandado em desfavor da mãe.

Ao chegar no endereço indicado, os policiais e os oficiais encontraram dois dos três menores sozinhos na residência, um de 7 e outro de 9 anos. As crianças estavam sem qualquer adulto responsável e relataram que a mãe havia saído para trabalhar. A filha mais velha, de 10 anos, já havia sido recolhida pelos oficiais diretamente na escola onde estuda.

Segundo o relato da guarnição, a casa apresentava condições insalubres, com roupas e objetos espalhados, louça suja acumulada na cozinha, além de muita sujeira nos cômodos. As crianças também estavam com sujeira visível pelo corpo e nas roupas que vestiam.

As três crianças foram levadas para um abrigo. Já a mãe foi encaminhada à Central de Flagrantes de Criciúma. Durante o deslocamento, a mãe relatou à guarnição que estava se sentindo mal, com falta de ar, e informou estar grávida de aproximadamente três semanas. Diante disso, os policiais a levaram até o Hospital Materno Infantil Santa Catarina, onde recebeu atendimento médico. Após a liberação, foi conduzida novamente até a delegacia.

O Conselho Tutelar de Siderópolis foi acionado e, segundo uma conselheira a entidade já tinha conhecimento da situação da família, mas avaliou que não era necessária sua presença no local ou na delegacia no momento da ação. O caso foi registrado em boletim de ocorrência e será investigado pelas autoridades competentes.