VEREADORES

Projetos educacionais e evento religioso são apresentados na Câmara de Siderópolis

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 10, a Câmara de Vereadores de Siderópolis abriu espaço para a apresentação de projetos educacionais e de um evento religioso, por meio de requerimentos aprovados pelos vereadores Jadna Rodrigues (PSD) e Leonardo Possoli (PSD).

O primeiro a fazer uso da tribuna foi o pastor Marcelo de Souza Alves, da Igreja Ministério Pela Fé, do bairro Tereza Cristina. Ele apresentou o evento Aviva Siderópolis, que será realizado no dia 22 de novembro, a partir das 15h, na Piazza Nova Belluno. A programação, com entrada franca, contará com os shows de Cultura do Céu (Davi Fernandes + Kaleb e Josy) e momentos de louvor e celebração.

Na sequência, a diretora Graziela Espíndola Manenti, acompanhada do professor Lucas e dos alunos Davi, Simone e Gerlandia, representando o Colégio de Educação Municipal para Jovens e Adultos (CEM), apresentaram o projeto “Defesa Civil na Escola: reflexão para adaptação climática aplicada ao contexto de Siderópolis”. O grupo explicou as etapas do projeto e as atividades desenvolvidas pelos alunos, com foco na conscientização e preparação da comunidade escolar para situações de risco e adaptação às mudanças climáticas.

Encerrando as participações, o professor Varli Chagas e a aluna Kiuelen Yasmin, da Escola de Educação Básica José do Patrocínio, apresentaram a exposição “As vozes e memórias: O legado das mulheres negras sideropolitanas”, atualmente em exibição no Museu do Carvão, localizado no antigo escritório da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A mostra integra a programação do Novembro Negro e reúne histórias de 15 mulheres que contribuíram para a história e a cultura do município, da escolhedeira de carvão Alvacir Crescêncio Marques, de 71 anos, à recém-eleita Miss Santa Catarina 2025, Pietra Travassos, de 18 anos.