Segurança

Aplicativo que muda idade e gênero é acusado de roubar dados dos usuários

bruna

O aplicativo “FaceApp” que permite trocar a foto do usuário para uma idade mais velha, mais nova e até mudar o gênero voltou a virar febre na rede. No último fim de semana, artistas famosos se divertiram usando a ferramenta e colocaram os fãs para utilizar também.

Assim como o retorno no uso do app se tornou viral novamente, os boatos que a ferramenta rouba dados dos usuários também voltou a ser comentado. Em julho de 2019, o aplicativo ficou na lista dos mais baixados nas lojas de apps, e a segurança dos usuários foi questionada.

A ferramenta de origem russa levantou questões sobre a política de privacidade que continham brechas como, aceitar que o app tivesse acesso a qualquer informação do usuário, mas sem especificar quais e pra qual finalidade elas poderão ser usadas, deixando falhas na comunicação quanto ao uso das fotos.

A privacidade e a ciberespionagem já foram investigadas pelo FBI. “Usamos ferramentas de estatísticas de terceiros para nos ajudar a mensurar o tráfego e as tendências de uso do Serviço. Essas ferramentas coletam informações enviadas pelo seu dispositivo ou nosso Serviço, incluindo as páginas web que você visita, add-nos e outras informações que nos ajudem a melhorar o Serviço. Coletamos e usamos estas informações estatísticas com informações estatísticas de outros Usuários, assim ela não pode ser usada para identificar qualquer Usuário em particular”, diz a política de privacidade.

Mudanças

A ferramenta que já soma mais de 100 milhões de downloads somente no sistema da Play Store, acabou atualizando a política em dezembro de 2019, após polêmicas.

– Leia aqui

Nos novos termos, o aplicativo deixa claro que coleta e usa as informações dos usuários dentro da ferramenta, como em redes sociais – utilizadas no login do FaceApp, dados sobre o aparelho e informações de navegação online no serviço.

O texto ainda afirma que coleta apenas as fotos disponibilizadas pelos usuários durante o uso no app. “Isso significa que apenas o dispositivo que pode ver a foto é o dispositivo que fez o upload da imagem”, fala a política de privacidade.

O FaceApp também deixa claro que compartilha informações passadas pelos usuários com seus parceiros, podendo vender, transferir e compartilhar os ativos do negócio, ou seja informações dos usuários.

Se você baixou o app e agora precisa excluir as informações passadas, entre na área de suporte do aplicativo e solicite a exclusão. Não desinstale o app sem fazer esse pedido.

____
JATENE MACEDO – JORNALISMO SATC

messi bruna

Adicionar comentário

Click here to post a comment