Colunistas

Aquele texto obrigatório: oportunidades e atenção em tempos de Pandemia

Fabiano Tremea Vargas

Santa Catarina passa pelo pior momento, desde que iniciou a Pandemia. As regiões da Amurel (Tubarão, Laguna e alto vale) e Amrec (Criciúma e arredores) estão na chamada área vermelha de contágio, com situação crítica nos hospitais e todas aquelas medidas desagradáveis e polêmicas – embora necessárias – que já conhecemos.

Diante desse cenário, alguns cuidados que parecem simples, mas que temos o costume de não dar tanta importância, ganham destaque. Por exemplo: você sabe qual é a data de vencimento do seu cartão do banco? E quando vencer, o endereço para a entrega do novo está correto? O aplicativo está habilitado para fazer todas as transações que você precisa online? Há também questões mais complexas. Você está financeiramente pronto para uma emergência? Ou, julga-se economicamente preparado para aproveitar oportunidades?

Vamos começar por aquelas questões mais, digamos, operacionais.

Aproveite para dar uma geral no aplicativo do seu banco. Confira e atualize dados cadastrais, principalmente endereço e telefone; de uma olhada também no vencimento do seu cartão e nos limites de segurança – aqueles valores diários de saques, transferências e pagamentos. Aumente ou reduza valores, conforme sua comodidade e segurança.

Faz tempo que não utiliza alguma senha? Faça um teste. Não há como prever, por exemplo, se algum decreto de emergência mandar fechar instituições financeiras. Então, melhor estar preparado.

Tente fazer o máximo dessas operações de forma remota. Use as funções de débito e crédito do cartão. Ambientar-se com transferências, pagamentos, carteiras digitais pode ser bem mais simples do que utilizar filtros e ferramentas de uma rede social! Qual é a prioridade? Ambientes de bancos, mesmo os de autoatendimento, embora muito bem fiscalizados e higienizados, são locais de grande fluxo de pessoas; e cédulas de dinheiro não são dos objetos mais limpos.

Esteja preparado para emergências.

Imagine a seguinte situação (só imagine, não vai acontecer): você ou um ente querido precisa de um leito. Porém o hospital público e mesmo os reservados para o seu plano de saúde estão lotados. Você pensaria duas vezes antes de desembolsar o valor para pagar um local particular? É claro que não. Ainda que posteriormente você procure seus direitos de consumidor.

Aonde eu quero chegar? Vale dar aquela conferida em seus limites de crédito – evitando ir até o banco, claro. A maioria das grandes instituições hoje conta com um chat seguro, um 0800 ou até um Gerente pronto para prestar informações via aplicativo ou telefone.

O cartão de crédito pode ser vilão? Claro, se você deixar de pagá-lo em dia. Mas em uma situação de emergência, como na compra de um medicamento, parcelar pelo valor a vista é um baita negócio. Da mesma forma, utilizar o cheque especial ou empréstimos nunca é aconselhável como um hábito. Mas, em um momento de dificuldade, pense: é melhor ter ou não ter essa alternativa?

Novamente: atualize seus cadastros (sempre que possível, remotamente). Tenha em mãos comprovantes de renda e residência atualizados, cartão e limites liberados, taxas pré negociadas. Tudo como prevenção – além da máscara, é claro. Por fim, se você fizer uma rápida pesquisa no Google, procurando por dicas para aproveitar oportunidades durante a crise, certamente encontrará uma série de artigos, blogs, influenciadores comentando: faça uma reserva de emergência. Tente formar um “caixa”, para utilizar em curto prazo. Para aproveitar um desconto que seu fornecedor oferece “só hoje”; ou mesmo para investir em renda variável, aproveitando a queda de preço em alguma ação (sim, vamos conversar sobre Bolsa de Valores, futuramente).

Eu vou um pouco mais longe: faça uma reserva de emergência, que pode ser em algo atrelado em CDI, como Tesouro Direto, por exemplo; mas faça também uma reserva de emergência-urgente. D+0, ou seja, aquele valor que você pode contar online. Títulos do Tesouro Direto, por exemplo, costumam liquidar na conta-corrente em D+1, ou seja, “amanhã”. Alguns CDBs e fundos de investimento, também, não tem liquidez imediata.

Até mesmo na poupança, que pode ser sacada imediatamente, você deve levar em consideração a data de aniversário – se você deposita hoje e saca daqui a 29 dias, não terá obtido nenhum rendimento. Nesse contexto, uma boa estratégia pode ser reservar algum valor em fundos que resgatam de forma on-line e, de preferência não tenha horário limite. Que você possa baixar para conta a qualquer momento, até mesmo de forma automática – como alguns bancos oferecem. Em tempo: obviamente, conhecimento nunca é demais. Aproveite para adquiri-lo. Sempre de boas fontes.

Por fim, vou deixar um dado interessante, só para reflexão. Um levantamento realizado pela seguradora Zurich e a Universidade de Oxford (fevereiro de 2020) em 16 países mostra o Brasil em último lugar no ranking de contratação de Seguro de Vida. 

Cuide-se. E esteja preparado.

Adicionar comentário

Click here to post a comment