Esporte

Aventura e esporte são aliados na terceira edição do Festival da Montanha

36198460

vagas são limitadas e precisam ser feitas por meio do site www.rotasdoaguai.com

A terceira edição do Festival da Montanha acontece nesse final de semana, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, em Siderópolis. O evento é uma iniciativa do Governo Municipal e sua base, a exemplo das edições anteriores, será na Pousada Serrinha ao lado da Barragem do Rio São Bento.

“É um evento diferenciado e uma oportunidade incrível para conhecer as belezas do entorno da Barragem do Rio São Bento. Um espaço privilegiado rodeado de atrativos para todas as idades”, destacou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.

Durante o Festival da Montanha diversas atividades  podem ser praticadas como caminhadas, cavalgadas, mountainbike e canoagem, além de palestras sobre temas relacionados a atividades ao ar livre.

As vagas são limitadas e precisam ser feitas por meio do site www.rotasdoaguai.com. O evento faz parte do roteiro Rotas do Aguaí que envolve cinco municípios: Siderópolis, Treviso, Morro Grande, Nova Veneza e Bom Jardim da Serra. Uma das atrações desse ano será a Expedição Xokleng, que acontece dentro do Festival da Montanha.

Expedição Xokleng 

O evento chega em 2017 a sua oitava edição possui o formato de uma corrida de aventura onde os participantes praticam de forma alternada cinco modalidades esportivas – Mountainbike, canoagem, rapel ou escalada, trekking e orientação.

São permitidas duplas e quartetos sendo que as equipes podem ser mistas, dividas em duas categorias: expedicionárias (longas distâncias) e aventura (curtas e médias distâncias). Durante todo o trajeto a organização coloca Pontos de Controle onde as equipes são obrigadas a passar bem como Áreas de Transição onde as equipes trocam de modalidade.

A Maior Aventura do Sul do Brasil

A Expedição Xokleng transformou-se numa das provas mais difíceis do Brasil pois como é realizada no ambiente da  Serra Geral do sul catarinense sua geografia caracterizou o evento no cenário nacional como uma das mais desafiadoras corridas, sendo considerada hoje uma das oito maiores do pais.

Expedição Xokleng – Memórias de São Pedro – Barragem do Rio São Bento – Siderópolis

Desde sua primeira edição a expedição trás não apenas um evento competitivo mas a adoção de um apelo temático a cada ano sempre contando um pouco da história e da cultura da Serra Geral. Em 2017 o evento ganhou o nome de Expedição Xokleng – Memórias de São Pedro -com base no livro Memórias de São Pedro de 2011 dos autores José Carlos Junior e Micheli Ribeiro Luiz que contam a história da antiga comunidade de São Pedro localizada onde hoje o lago da barragem do Rio São Bento no município de Siderópolis.

Nesse sentido um dos momentos mais esperados do evento será quando 40 embarcações (tipo caiaques duplos) atravessaram o lago da barragem na tarde do sábado dia 30 de setembro. A prova longa da categoria expedicionária vai percorrer 110 km de distância com uma previsão de 14 horas NO STOP, já a categoria aventura vai percorrer um distância de 45 km com previsão de 6 horas de duração.

 Cronograma da Expedição Xokleng 2017

Local: Base do evento – Pousada Serrinha ao lado da Barragem do Rio São Bento – Siderópolis

Dia 30 de setembro
10 horas – Reunião Técnica Briefing
12 horas – Largada das duas categorias
18 horas – Chegadas das equipes da categoria aventura
04 horas da madrugada (domingo) – Chegada das equipes da categoria expedição

Programação Festival da Montanha

SIMONE COSTA

Adicionar comentário

Click here to post a comment