Geral

Barragem do Rio São Bento está 3,72 metros abaixo do nível normal

WhatsApp Image 2019 10 03 at 18 10 13 1 23630
A barragem do Rio São Bento, que abastece seis municípios da região, está 5,72 metros abaixo do nível de vertimento, que é o nível máximo de capacidade do reservatório. Apesar do número relevante, a situação ainda é considera controlada pela Casan, com 3,72 metros abaixo do nível normal.

É o que afirma Jaison Speck, chefe da agência da Casan em Criciúma. O nível normal da barragem é trabalhar dois metros abaixo do vertimento, uma margem considerada segura para evitar transbordes em caso de chuvas intensas. “A situação ainda está controlada, mas ainda estamos reduzindo o volume de água para alguns produtores, para manter o abastecimento humano normalmente”, explica.

O nível mais baixo histórico da barragem foi de 7,2 metros abaixo do nível de vertimento, em 2012. Na época, não houve problemas no abastecimento para o público. Portanto, é o nível considerado ainda seguro pela Casan.

A chuva dos últimos dois dias não foi suficiente para aumentar o nível da barragem, mas ajudou a não baixar ainda mais. “A gente espera que continue a chover, até porque toda a região precisa, estamos vivenciando a seca há muito tempo. Estamos na expectativa de que aumente o volume de chuva para ajudar na barragem”, projeta. Em um dia de seca, a barragem chega a perder de 12 a 16 centímetros.

A previsão do tempo aponta para este aumento de chuva, especialmente no sábado e no domingo.

4OITO
WhatsApp Image 2019 10 03 at 18 10 13 1 23630

Adicionar comentário

Click here to post a comment