Saúde

Bem-estar: a prática da meditação e seus benefícios

Atividade desenvolvida há centenas de anos atravessou fronteiras e hoje é praticada no mundo inteiro

A meditação é uma prática com técnicas precisas que ajudam a regular corpo e mente, aprimorar o foco e a atenção. A meditação é comum nos países do Oriente, mas começou a fazer parte do estilo de vida dos brasileiros.

A meditação é entendida de formas distintas de acordo com cada religião, porém a essência dela como prática vem do budismo. Assim como as diversas religiões, no budismo há várias vertentes, com mais ou menos dez tipos de meditação mais conhecidas. Apesar de algumas diferenças, todas têm como o centro, o eu interior.

É comum associar a meditação com a prática da ioga, ela é uma preparação do corpo para a meditação. “Ela te proporciona bem-estar físico. À medida que você já não se sente incomodado com o teu corpo você consegue meditar tranquilo”, afirma a instrutora de ioga Derci Wotmeyer.

São vários os benefícios da meditação: lucidez, clareza de pensamento, domínio dos pensamentos, facilidade no aprendizado, concentração e foco. “Nos ajuda durante a caminhada, pois ela é um estilo de vida. Tem um provérbio coreano que diz: todos deveriam meditar 15 minutos e quem não tem tempo deveria meditar 30 minutos”, expôs o instrutor de meditação e psicólogo Mhanoel Mendes.

No dia a dia as pessoas se encontram inseridas na correria cotidiana, o que acaba interferindo no seu modo de vida. “Nossa mente é como um frasco com barro e água, se agitarmos a água fica turva, o barro são os pensamentos. Essa agitação do dia a dia acaba fazendo com que não enxerguemos as coisas com clareza, a meditação ela ajuda a deixar a mente mais limpa e clara”, argumenta Derci.

A meditação é deve ser uma prática constante, que começa quando a pessoa se levanta. Ela é um modo de vida, tem a ver mais com quem você é no dia a dia. “As pessoas pensam que a meditação é o fim, na verdade ela é um meio, é como um barco que se usa para atravessar um lago, porque depois do rio ainda tem uma jornada”, esclarece a instrutora.

A prática é recomendada no auxílio da medicina. “A meditação é um facilitador, com a possibilidade de ser utilizada no processo terapêutico, como uma ferramenta permitindo o autoconhecimento do indivíduo”, assegura a psicóloga MiKaela Antonello Alano.

xx IMG 4301

JORNALISMO SATC 

Adicionar comentário

Click here to post a comment