CORONAVÍRUS

Boas notícias que surgiram hoje sobre o coronavírus

unnamed

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem gerado diversas informações pelo mundo todo, a maioria ruins. Mas em meio a tantas notícias desagradáveis surgem as boas.

O site Good News Coronavírus reúne as informações boas sobre a pandemia, que foram destaques em revistas, sites e jornais. Veja quais foram as notícias desta terça-feira, dia 31.

POR: FORBES

FDA aprova cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento emergencial de coronavírus

O FDA, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, emitiu uma autorização de emergência para tratamentos experimentais de coronavírus usando os medicamentos anti-malária cloroquina e hidroxicloroquina, apesar de provas clínicas inconclusivas de sua eficácia.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês) disse, no domingo (29), que os produtos podem “ser distribuídos e prescritos pelos médicos para pacientes adolescentes e adultos hospitalizados com Covid-19, conforme apropriado, quando um ensaio clínico não estiver disponível ou viável”.

POR: ISTOÉ

Confinamento por pandemia já salvou quase 60.000 vidas na Europa, diz estudo

O confinamento e outras medidas tomadas para frear o avanço da pandemia de COVID-19 salvaram a vida de 59.000 pessoas em 11 países europeus, um número muito superior ao de mortos atualmente, segundo um estudo britânico.

“Com as medidas aplicadas até agora (…) estimamos que tenham evitado a morte de 59.000 pessoas em 11 países até 31 de março”, diz o estudo realizado por pesquisadores do Imperial College de Londres, universidade renomada na área médica.

Estes professores universitários especializados em epidemiologia e matemática criaram um modelo sobre a dinâmica da pandemia na Europa e estimaram como o contágio foi freado com as diferentes medidas aplicadas.

https://istoe.com.br/confinamento-por-pandemia-ja-salvou-quase-60-000-vidas-na-europa-diz-estudo/

____

POR: FOLHA PE

Chegam ao Brasil 500 mil kits de testes rápidos

O primeiro lote com 500 mil kits de testes rápidos para o novo coronavírus, comprados pela empresa Vale, já chegaram ao Brasil. A remessa vinda da China desembarcou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na tarde dessa segunda (30) e foi encaminhada para o centro de logística do Ministério da Saúde na capital paulista.

A Vale fechou a compra de 5 milhões de kits para a verificação de infecção por Covid-19. O teste, produzido pela empresa chinesa Wondfo, tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele detecta anticorpos e permite que se tenha um resultado em apenas 15 minutos.

Segundo a mineradora, a doação é uma forma de ajudar o governo brasileiro no combate à disseminação da doença no país. A Vale está usando sua rede de logística na Ásia para trazer insumos ao Brasil. As 4,5 milhões de unidades restantes serão entregues à empresa pelo fornecedor ao longo do mês de abril.

https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/coronavirus/2020/03/31/NWS,135475,70,1668,NOTICIAS,2190-CHEGAM-BRASIL-500-MIL-KITS-TESTES-RAPIDOS.aspx

____

POR: UOL

Mulher de 95 anos se recupera da covid-19 e é aplaudida ao deixar hospital

O Hospital Puerta de Hierro de Majadahonda, em Madri, viveu um momento de emoção e esperança nesta segunda-feira, quando uma mulher de 95 anos teve alta após se recuperar do coronavírus. Ela foi aplaudida pelos funcionários e comoveu ainda mais ao mandar beijos de volta em agradecimento.

A vovó Pepita, como ficou conhecida no hospital, ficou internada por duas semanas. Parte do grupo de risco da covid-19, ela superou a doença graças à sua “força tremenda”, disse ao diário espanhol Nius a médica Ana Muños, que cuidou dela.

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/31/mulher-de-95-anos-se-recupera-da-covid-19-e-e-aplaudida-ao-deixar-hospital.htm

_____

POR: DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Moradora do Recife, idosa de 97 anos está curada da Covid-19

Uma idosa de 97 anos, moradora do Recife, é a nova paciente da Covid-19 considerada curada no estado. De acordo com o novo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), subiu para 14 a quantidade de pacientes considerados recuperados da doença. A paciente, que teve cura clínica, estava internada em um hospital privado da capital pernambucana.

Nesta terça-feira (31), mais 10 casos da Covid-19 foram confirmados em Pernambuco. Com a atualização, o estado contabiliza 87 ocorrências pelo novo coronavírus. Não houve nenhuma nova morte confirmada nas últimas 24 horas, sendo seis o número de óbitos registrados até agora.

De acordo com o novo boletim epidemiológico, dos 10 novos casos confirmados, sete são do sexo masculino, com idades entre 30 e 69 anos; e três do sexo feminino, na faixa etária entre 30 e 70 anos. Dos pacientes, seis são residentes do Recife; dois de São Lourenço da Mata; um de Ipubi, no Sertão do Araripe, além de um novo caso registrado em Fernando de Noronha. Este é o segundo caso confirmado na ilha. O paciente teve contato com o primeiro caso do arquipélago, confirmado na última sexta-feira (27).

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2020/03/moradora-do-recife-idosa-de-97-anos-esta-curada-da-covid-19.html

____

POR: REVISTA PLANETA

UFRJ desenvolve teste bem mais barato para detectar coronavírus

Pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e do Instituto de Biologia (IB/UFRJ) estão desenvolvendo um novo teste para detectar anticorpos em pessoas com suspeita de Covid-19 de forma mais simples, rápida e barata que o teste de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), que vem sendo aplicado no momento.

A iniciativa não requer infraestrutura sofisticada para ser realizada e se baseia em uma técnica cerca de quatro vezes mais barata que a empregada no teste de PCR. A tecnologia poderá ser facilmente transferida para reprodução em grande escala em diversos locais.

O novo teste é desenvolvido, conjuntamente, por pesquisadores do Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (Lecc), da Coppe/UFRJ, sob coordenação da professora Leda Castilho, e do Laboratório de Virologia Molecular (LVM), do IB/UFRJ, sob coordenação dos professores Amilcar Tanuri e Orlando Ferreira.

https://www.revistaplaneta.com.br/ufrj-desenvolve-teste-bem-mais-barato-para-detectar-coronavirus/

____

POR: R7

USP desenvolve rodo capaz de matar bactérias e até o vírus da Covid-19

A USP (Universidade de São Paulo) cedeu para a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos dois Rodos especiais desenvolvidos pelo Instituto de Física da universidade, que usa uma tecnologia especial que consegue eliminar vírus e bacterias, incluindo o novo Covid-19.

Segundo a universidade, o aparelho criado pelo Grupo de Óptica do IFSC (Instituto de Física de São Carlos) emite radiação ultravioleta (UV) para a descontaminação dos pisos, evitando a propagação do vírus através dos sapatos. Vírus podem persistir durante muitas horas em diversas superfícies, como metais, vidros, plásticos, porcelanas, e madeiras.

https://noticias.r7.com/saude/coronavirus/usp-desenvolve-rodo-capaz-de-matar-bacterias-e-ate-o-virus-da-covid-19-31032020

JATENE MACEDO – REDAÇÃO SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS 

Adicionar comentário

Click here to post a comment