Infoway Cabeçalho
Colunistas

Cães e gatos podem e devem se vacinar contra gripe

Os animais também podem ficar gripados e apresentar a mesma tosse, febre e coriza que seus donos, e eles também possuem uma vacina de gripe só deles, o que é um grande avanço da ciência.

Atualmente, as formas de prevenção contra a gripe canina são simples e muito eficazes. Elas giram em torno de duas grandes ações: a vacinação e o fortalecimento imunológico do animal.

A imunização tem o objetivo de proteger os animais contra as complicações respiratórias comuns dessa época do ano. Por isso a importância de fazer o reforço anual de seus animais de estimação contra a gripe.

Os sintomas mais característicos da doença são:

  • Tosse contínua – que pode ser confundida com engasgos, podendo ocorrer vômitos.
  • Coriza/corrimento nasal;
  • Espirros;
  • Febre;
  • Falta de apetite.

Ao detectar algum desses sinais, leve o seu companheiro para um médico veterinário. Essa doença ainda tem um fator que precisa de muita atenção: debilita o sistema imunológico do animal, fazendo com que ele fique mais propenso a desenvolver outras doenças ou até mesmo o agravamento do problema respiratório para uma pneumonia. Além disso, é importante também evitar o contato com animais infectados.

A gripe incomoda, mas com a devida atenção ela logo vai embora. Fique atento aos sinais que seu animal vem demonstrando.

Assim como para nós humanos, a doença pode causar muito desconforto e desânimo. Durante o início do tratamento, o animal pode se mostrar cansado e em repouso. Permitir essas ações e não forçar a atividade física do animal também ajuda para a recuperação do seu amigão.

Mais uma vez, e não esquecendo que os médicos veterinários são essenciais em todo o processo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Topo