Saúde

Campanha de Vacinação contra influenza inicia no dia 17 de abril

capacitação campanha influenza 04 04 9

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, por meio do Setor de Imunização da Gerência Regional de Saúde, reuniu nesta terça-feira, 4, no auditório da ADR, os técnicos de imunização das Secretarias Municipais de Saúde para prestar orientações sobre a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe).

 A técnica do setor de Imunização da Gersa, Bárbara Cristiano Monteiro, explica a Campanha em Santa Catarina será realizada no período de 17 de abril a 26 de maio, sendo 13 de maio o Dia D de Mobilização Nacional, conforme o novo calendário anunciado pelo Ministério da Saúde para atender o cronograma de remessa das vacinas.

 Durante a capacitação que reuniu os coordenadores de imunização e vacinadores dos Municípios, foi realizada uma atualização de calendário vacinal, para esclarecer mudanças de doses e inclusão e novas vacinas em 2017, como HPV para meninos e meningite para adolescentes (meninos e meninas de 12 e 13 anos).

Cronograma de vacinação:

Entre os dias 17 e 21 de abril serão vacinadas apenas as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (Indivíduos que apresentem pneumopatias, incluindo asma, cardiovasculopatias, nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos, transtornos neurológicos e do desenvolvimento como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros, imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros, obesidade e pacientes com tuberculose, de todas as formas).

 Para os demais grupos do público-alvo, a campanha será iniciada no dia 24 de abril:  abrangendo crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

 A vacinação será oferecida gratuitamente em todas as salas de imunização da rede pública de saúde para os grupos prioritários até o final da campanha. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90% da população-alvo. No Dia D de Mobilização Nacional, 13 de Maio, os postos de vacinação de todo o estado ficarão abertos das 8h às 17h. Em Santa Catarina, 1.864.566 pessoas deverão ser imunizadas este ano.

LUANA MELLO – LENEZA DELLA KRÁS

Adicionar comentário

Click here to post a comment