Cultura

Casa da Nona recebe decoração em alusão aos 130 anos de Imigração Italiana

Divulgacao 10
Jessica Rosso – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Local abrirá para visitação da comunidade no próximo sábado

A Casa da Nona, localizada na Praça da Matriz de Siderópolis, recebeu uma decoração nas cores verde, branca e vermelha, em comemoração aos 130 anos de Imigração Italiana, comemorado no mês de julho, em especial no dia 18.

Além disso, vários objetos utilizados na época pelos primeiros imigrantes foram colocados no local em exposição. A iniciativa do Governo Municipal, através do Departamento de Cultura e Turismo tem parceria da Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess).

Segundo a presidente de honra da Afabess, Cristiane Salvaro, a Casa da Nona tem um significado muito especial, pois “Nona” é uma forma carinhosa de chamar e se referir a avó. Além disso, fica próximo às Feiras do Artesanato e da Agricultura, que estarão funcionando neste sábado, dia 10, na Praça da Matriz.

Com a escolha do local, o segundo passo foi promover à população e aos visitantes uma viagem no tempo. Pensando nisso, a presidente conta que com apoio de toda a equipe, familiares da equipe e lojistas foi possível colocar no espaço, objetos utilizados pelos primeiros imigrantes italianos.

O espaço ficará aberto para visitação no sábado das 8h às 14h, e depois, seguirá aberto de 12 a 17 de julho.

“O Departamento de Cultura e Turismo busca trabalhar em parceria com as entidades, movimentos e associações. A parceria de trabalhos com a Afabess é de extrema importância para o desenvolvimento do planejamento da Cultura para nossa cidade. A casa da Nona resgata a história e a cultura de nossos imigrantes italianos. 130 anos de lutas, glórias e muitas memórias. De Nova Belluno à Siderópolis”, explica o assessor de Cultura, Arisson Fabrício.

Cantada no Centro de Siderópolis

Neste sábado, dia 10 de julho, o prefeito Franqui Salvaro e o vice-prefeito Adriano Teixeira, acompanham o Grupo de Cantores Bellunesi na cantada pelo Centro do município de Siderópolis, Feira do Agricultor e Feira do Artesanato.
O momento faz parte da programação em comemoração ao mês da Imigração Italiana no município.

Divulgacao 5 1 Divulgacao 13 Divulgacao 11 Divulgacao 10 Divulgacao 7 1 Divulgacao 9 Divulgacao 8 1 Divulgacao 6 1

Adicionar comentário

Click here to post a comment