Geral

CDL de Siderópolis realiza serviço de Certificação Digital

Imagem1

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Siderópolis está realizando o serviço de Certificação Digital. O documento eletrônico oferece garantia de segurança para empresas em operações digitais para emissão de certificados, além de ser um jeito mais rápido, descomplicado, seguro e com o melhor preço do mercado.

Existem dois tipos de certificados, para pessoas jurídicas e outro para pessoas físicas.

E-CNPJ

O Certificado Digital para Pessoa Jurídica (e-CNPJ ou e-PJ) é um documento eletrônico que representa empresas, corporações e instituições em atos praticados no universo digital. É gerado por uma Autoridade Certificadora e pode ser do tipo A1, armazenado em computador, ou do tipo A3, armazenado em um dispositivo móvel, como o Token ou SmartCard.

Ele serve para assinatura digital de empresa para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias.

E-CPF

O Certificado Digital para Pessoa Física (e-CPF ou e-PF) é um documento eletrônico que representa pessoas, ou profissionais liberais (contadores, advogados, médicos), em atos praticados no universo digital. É gerado por uma Autoridade Certificadora e pode ser do tipo A1, armazenado em computador, ou do tipo A3, armazenado em um dispositivo móvel, como o Token ou SmartCard.

As principais funcionalidades do Certificado Digital para Pessoa Física são: acesso aos serviços eletrônicos da Receita Federal (CAGED, e-CAC, leilão etc), acesso aos sistemas virtuais da justiça (e-DOC, e-PET, e-STJ), assinatura de documentos eletrônicos com a mesma validade da assinatura manual, declaração do Imposto de Renda via Internet, dentre outros atributos.

Certificado A3

O Certificado Digital do tipo A3 é um arquivo digital gerado e armazenado em um dispositivo móvel como o token (semelhante a um pen drive) ou o smartcard (cartão com chip). É emitido tanto para Pessoas Físicas quanto Jurídicas e tem validade de 01 a 03 anos.

As principais vantagens são: a portabilidade, ou seja, pode ser levado e utilizado em qualquer computador, é inviolável e tem um nível de segurança elevado, pois não pode ser extraído ou copiado para outra mídia e, somente o detentor da senha de acesso consegue usá-lo.

Certificado A1

O Certificado Digital do tipo A1 é um arquivo digital que deve ser instalado diretamente em um computador. É emitido tanto para Pessoas Físicas quanto Jurídicas e tem validade de 01 ano.

As principais vantagens são: a permissão de criação de cópias para outras máquinas, é possível fazer backup de segurança do arquivo, pode ser hospedado no servidor da empresa ou importado em softwares de emissão de nota fiscal eletrônica, no qual a assinatura é feita de forma automatizada.

Para que as Pessoas Jurídicas utilizam a Certificação Digital (E-CPNJ)

  • Acessar os serviços da Receita (DIP, NF-e, e-CAC);
  • Assinar documentos eletrônicos com validade jurídica;
  • Autenticar a empresa em sites;
  • Transmitir informações sobre FGTS e Providencia Social para a Caixa (Conectividade Social);
  • Assinar documentos na Junta Comercial.

Documentos necessários para emissão do Certificado:

PESSOA JURÍDICA

  • Cartão CNPJ
  • Ato constitutivo da empresa
  • Documento pessoal do Representante legal

PESSOA FÍSICA

  • Documento pessoal (CNH ou RG contem CPF)

* Se a pessoa for divorciada é necessário a certidão de averbação.

Para mais informações:

E-mail: gestoratuanets@gmail.com

Contato: 55 48 9989-1581 (CDL Siderópolis)

____
JATENE MACEDO – SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS

 

 

 

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment