Agricultura

Colaboradores de Siderópolis participam de AgroPonte com apoio do Governo Municipal

Mateus Mazzorana 1
Jessica Rosso – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

A 10ª edição da AgroPonte abre nesta quarta-feira, dia 3, em Criciúma. A Cooperbelluno, cooperativa de agricultores familiares de Siderópolis, participará da feira com a presença de colaboradores, que irão expor seus produtos. A Prefeitura de Siderópolis apoia a iniciativa, através da Secretaria de Agricultura. O evento ocorre até 7 de novembro, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.

Silvane Ribeiro é uma das colaboradoras que estará expondo produtos naturais. Ela segue os passos do pai na comercialização de aipim, mas vendo uma possibilidade de empreender, inovando, hoje apresenta seu novo investimento.

“Meu pai começou a venda de aipim congelado em 2013, com carrinho de mão. Depois de um tempo construí a agroindústria de aipim congelado. Vendo que poderia agregar, passei a investir em um produto natural, o chips de aipim zero lactose, sem glúten, vegano, totalmente natural”, explicou.

“Ter nossos munícipes expondo seus produtos na feira AgroPonte, uma feira já consolidada na região, e que proporciona a oportunidade de ir além, para outras regiões, nos deixa muito contentes. Isso valoriza o nosso agricultor, a nossa terra, aquece nossa economia, e abre portas para o empreendedor”, afirma o prefeito de Siderópolis Franqui Salvaro.

Ao todo nove expositores sideropolitanos participarão da feira, como colaboradores da cooperativa. O sócio e secretário Mateus Mazzorana irá expor a farinha de milho. “Para nós, sócios da Cooperbelluno participar da feira é uma forma de estarmos divulgando o nosso produto, não apenas aqui para a região, mas para o Estado, quem sabe até de forma nacional, e além de divulgar os nossos produtos, divulgamos a nossa cooperativa, divulgamos o município. É uma forma de valorizar o agricultor, a maioria do que é produzido aqui é feito de forma mais artesanal e familiar”, afirmou.

“Sendo o maior evento da região do setor agropecuário, é uma oportunidade ímpar para que possamos mostrar a força do cooperativismo na agricultura [Cooperbelluno]. O evento deve ser o momento de proporcionar uma ‘ponte’ entre a agricultura, a agroindústria e o turismo junto ao mercado consumidor”, descreve o secretário de agricultura Adriano Teixeira.

O proprietário da Pousada Fazenda São Lourenço, Dido Bortoluzzi, apresentará aos visitantes da feira uma proposta para quem tem o desejo de viver o dia a dia da agricultura, através da oferta do turismo de experiência. “Aproveitamos a AgroPonte, que tem um público que procura mais por produtos da agricultura familiar, e além das agroindústrias que temos aqui, para que eles possam conhecer o nosso trabalho”, finalizou.

Horários de visitação:

Quarta-feira (03/11): 16h às 22h;
Quinta-feira (04/11): 14h às 22h;
Sexta-feira (05/11): 14h às 22h;
Sábado (06/11): 10h às 22h;
Domingo (07/11): 10h às 18h.

____
Fotos: Mateus Mazzorana

Mateus Mazzorana 2 Mateus Mazzorana 3 Mateus Mazzorana 1

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment