Tempo

Com a chegada de frio intenso, Defesa Civil faz apelo: “NÃO SUBA A SERRA”

inverno na serra frio 1

O avanço de uma massa de ar polar a partir desta quinta-feira, 20, até o próximo domingo, 23, com consequente frio intenso, chuva congelada e possibilidade do acúmulo de neve nas regiões mais altas de Santa Catarina, fez com que a o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), por meio da Coordenadoria Regional de Defesa Civil, emitisse uma nota à população, pedindo que as pessoas não subam a Serra do Rio do Rastro neste fim de semana.

No pronunciamento, o coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, alerta que existem obras na pista, com alguns transtornos no entorno da rodovia.

“A rodovia estará fechada na maior parte do período citado e existe a possibilidade de acidentes, devido a formação de gelo e acúmulo de neve na pista. Em função das ações contra o Corona Vírus, as áreas públicas como pontos turísticos, estão fechadas nas cidades da Serra Catarinense. A capacidade hoteleira já está lotada”, ressalta.

O apelo ainda é para que a população evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos. “E se puder, fique em casa. Ame sua vida e a vida do próximo”, completa Silveira.

Previsão do tempo

O frio mais intenso já começou a dar as caras nesta quinta-feira, 20. A Epagri/Ciram, inclusive, também emitiu um aviso meteorológico, com detalhes da previsão do tempo na sexta-feira, 21, sábado, 22, e domingo, 23.

Quinta e sexta-feira

Frio intenso em todas as regiões de Santa Catarina, com neve e/ou chuva congelada especialmente nas áreas altas, acima de 700/800 metros (Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí).

Previsão: temperatura em declínio acentuado em SC, com máxima abaixo de 15°C em todas as regiões, não passando de 5°C na serra. A sensação de frio pode variar de 8°C a 12°C a menos, devido ao vento persistente de sul, moderado com rajadas. O frio intenso e alta umidade favorecem a condição de neve e/ou chuva congelada no Planalto Sul no decorrer desta quinta-feira, 20, especialmente à noite. Na madrugada e manhã de sexta-feira, 21, há condição para Planalto Sul e Planalto Norte, com menor chance para o Meio-Oeste, Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí. A região com maior possibilidade de acúmulo de neve é o Planalto Sul.

Sábado e domingo

Frio intenso e seco, com condição de geada em Santa Catarina, principalmente no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana, em especial nas áreas altas acima de 700/800 metros.

Previsão: temperatura baixa, com mínima próxima de 0°C a -7°C na madrugada e amanhecer, com condição de formação de geada. O frio será mais intenso no sábado, 22, diminuindo gradativamente no domingo, 23. Na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, apesar da chance de geada ser menor, a temperatura mínima deve variar de 3 a 6°C.

____
Francine Ferreira – Forquilhinha Notícias

Adicionar comentário

Click here to post a comment