Economia

Como ganhar dinheiro vendendo para o governo?

shaking hands 3091906 1920

Atualmente a sociedade tem sofrido com a pandemia do novo coronavírus, que transformou todos os serviços públicos e privados na área da saúde, destinando, quase que exclusivamente, esforços e gastos na luta pelo controle e tratamento do vírus.

O resultado? Estamos vivenciando além de uma crise de saúde pública, uma grande crise econômica, observada desde pequenas até grandes empresas que estão fecharem suas portas.

Todavia, a adaptação ao novo mercado e as oportunidades apresentadas são impulsos determinantes para o sucesso e a vitória nesse momento nebuloso.

Entidades públicas (fundações, autarquias, prefeituras, governo do Estado, Federal, dentre outras), realizam procedimentos de contratações de serviços e aquisição de produtos dos mais diversos segmentos por meio de licitações. Você já pensou em participar com sua empresa ou comércio?

Nos últimos doze meses, só o Estado de Santa Catarina contratou mais de 2 bilhões de reais abrangendo serviços de engenharia, arquitetura, engenharia ambiental, elétrica, produtos descartáveis, material de consumo, elétrico, de construção, limpeza, alimentação, enfim os mais diversos itens.

As vantagens? Garantia no recebimento, reconhecimento profissional e lucratividade.

Atualmente com os pregões eletrônicos a participação tornou-se ainda mais simples, tudo ocorre virtualmente.

Mas afinal o que é licitação?

São procedimentos administrativos para a contratação de serviços/materiais para as esferas públicas, seja do âmbito federal, estadual ou municipal. Portanto, a licitação é uma formalidade processual dentro da administração pública.

Para entendermos melhor, imagine que a prefeitura de uma determinada cidade precisa adquirir materiais para o conserto de vias públicas, com a aquisição de concreto para prefeitura.

Nesse cenário, várias empresas oferecem o produto, mas para decidir onde realizar a compra e contratar os serviços de acordo com a lei, a prefeitura abre uma licitação, ou seja, um processo formal de competição entre as empresas interessadas na venda de concreto. O menor preço irá fornecer, dentro dos critérios fixados.

O comodismo nos torna incapazes de enxergar as oportunidades que nos são apresentadas, buscar novos caminhos pode ser a garantia do seu sucesso.

____
TEXTO: Advogada Pricila Noveli Joaquim
FOTO: Gerd Altmann por Pixabay

Adicionar comentário

Click here to post a comment