Especial

Como guardar a decoração de Natal?

5a3118681500001f0049b6a8
A young red head boy and his sister are decorating the Christmas tree in their home. He is reaching up and putting a bauble onto the tree while his sister tries to help.

Especialista em organização doméstica dá dicas para evitar estragos durante a desmontagem da árvore e objetos

Á árvore de Natal tem dia certo para começar a ser montada e também para ser desmontada. O correto iniciar a montagem no dia 30 de novembro, quando se inicia o tempo do Advento (preparação para a chegada de Jesus) para a Igreja. Para os católicos, os enfeites devem ser colocados aos poucos até o Natal, como uma preparação. Já a desmontagem deve ocorrer em 6 de janeiro, dia de Reis.

A especialista em organização doméstica e pessoal, Ingrid Lisboa, da Home Organize, com sede em São Paulo, explica que primeiro é necessário tomar cuidado, especialmente na retirada das bolinhas e do pisca-pisca, pois se uma luzinha queimar, o conjunto deixa de funcionar.

No caso de haver pó nos enfeites, um pano seco resolve o problema. Segundo Ingrid, tudo precisa ser separado e acondicionado em embalagens adequadas. “O mais adequado é utilizar embalagens de plástico e sempre do tamanho dos objetos a serem guardados”. O pisca-pisca, explica, pode ser enrolado com plástico filme, o mesmo usado na cozinha para acondicionar alimentos.

CONSERTO IMEDIATO

No momento da desmontagem, lembra Ingrid, é preciso fazer o conserto daquilo que acabou estragando ou já descartar o objeto se não for possível arrumar. “Isso tem que ser feito na hora. Se fica para depois, a gente nunca faz”, alerta.

Outro ponto ressaltado pela especialista é sobre o espaço para guardar a decoração em um armário. “Se novos enfeites foram comprados, é possível que falte espaço. Nesta hora precisamos ver se não estamos guardando neste armário algo que não seja mais útil. O principio da organização é guardarmos aquilo que realmente precisamos. Tudo o que não é necessário deve ter uma nova destinação. Pode ser doado para amigos, familiares ou para alguma instituição. O que está estragado, se não for possível consertar e não tiver outra utilidade, deve ir para o lixo”.

COLABORAÇÃO: DIÁRIO DE NOTÍCIAS

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment