Colunistas

Como saber se meu negócio é lucrativo

Fabíola Comin

Iniciar seu próprio empreendimento requer além da habilidade operacional que está relacionada à sua área de atuação/nicho, conhecimento administrativo e contábil para elevar seu negócio para os próximos níveis.

O que faz o seu negócio se manter no mercado e crescer além de outros fatores é o lucro, esse lucro deve ser analisado por todas as empresas, desde as pequenas, médias e grandes empresas, isso mesmo, até o microempreendedor que trabalha sozinho deve controlar seu lucro e gerenciar suas despesas.

O lucro não é o valor gerado pelas vendas dos produtos ou pela prestação de serviço, esse totalizador é considerado o faturamento da empresa, ou seja, a soma da venda dos produtos ou dos serviços prestados em um determinado período.

O lucro é determinado após o faturamento, entretanto para chegar ao resultado de um determinado período que pode ser positivo representado lucro ou negativo/prejuízo, você empreendedor deve aplicar vários procedimentos, citaremos alguns para você analisar sua rotina.

Um dos procedimentos é o controle financeiro, no qual requer o registro de todas as operações, ou seja, toda entrada e saída de caixa, toda movimentação financeira deve ser registrada, a fim de possibilitar ao empreendedor maior domínio sobre os dados financeiros possibilitando também projeções financeiras.

Além do controle é necessário saber todos os custos fixos e variáveis ocorridos no período, como custos fixos: podemos citar o aluguel, conta de água, de luz, salário dos funcionários, pró-labore, entre outros e custos variáveis os gastos eventuais, horas extras, entre outros.

Basicamente, o lucro é a diferença encontrada após subtrair do faturamento obtido com as vendas de produtos ou serviços em um determinado período os custos necessários para a execução do trabalho, juntamente com as despesas.

Analisando de forma rápida pode ser simples, entretanto o faturamento será obtido por meio das vendas de mercadorias ou prestação de serviços, para determinar o valor do produto ou do serviço será necessário precificar e nisso o empreendedor deve ter grande controle, pois a precificação incorreta pode levar seu negócio para um péssimo momento.

Logo, para o empreendimento ser lucrativo devem ser analisadas algumas variáveis que norteiam todo o processo, desde a compra de mercadorias, estoques, fluxo de caixa e demais fatores.

Desse modo, caso o empreendedor tenha controle sobre a gestão do seu negócio, podendo extrair os dados de todos os períodos poderá aplicar os números na fórmula para calcular a lucratividade da empresa em determinados períodos, a fórmula é:

Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100

O resultado obtido representa o percentual que é o ganho da empresa no determinado período, demonstrando a saúde financeira da empresa.

Importante ressaltar que em nenhum momento o empreendedor pode misturar o dinheiro da pessoa jurídica (empresa/CNPJ) com o dinheiro da pessoa física (CPF), o empreendedor deve definir sua remuneração (pró-labore) e não utilizar em nenhum momento a conta da pessoa jurídica para pagar suas despesas pessoais. Separando as contas o empreendedor pode evitar riscos fiscais e ainda contribui para uma gestão eficiente.

Você empreendedor, em caso de dúvidas ou se necessitar mais informações sobre como gerenciar, extrair as informações do seu negócio, deve procurar um profissional especializado de sua confiança, visto que ao buscar o equilíbrio financeiro será possível traçar novas metas para o crescimento da sua empresa.

*Fabíola Comin é advogada, com formação em Ciências Contábeis e especialista em Direito Tributário.

*Este artigo foi redigido meramente para fins de informação e debate, não podendo ser considerado como opinião legal para qualquer operação ou negócio específico.

Adicionar comentário

Click here to post a comment