Educação

Conferência sobre Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Siderópolis

DSC 0049

O Governo Municipal de Siderópolis, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro contou com palestra da mestre em direito, Fernanda Lima, com o tema: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

A conferência teve como objetivo mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

“Levar informações e conscientização para nossas crianças e adolescentes, faz com que eles cresçam capazes de discutir e informar outras possíveis vítimas e alertar sobre novos casos de abuso”, comentou o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

ENFRENTAMENTO DE VIOLÊNCIAS

As Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente são instâncias de caráter deliberativo, as quais têm a responsabilidade em avaliar a Política de Proteção Integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas e apresentar orientações para o aprimoramento, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências.

Segundo a secretária de Assistência Social e Presidente do CMDCA, Gladys Lenuzia Kestering, “foi um momento muito rico de participação dos adolescentes onde puderam discutir e elaborar propostas para que sejam implementadas pelo poder público”.

A próxima etapa das conferências será em junho de 2019, quando acontece a Conferência Estadual. Quatro delegados representantes do município entre adolescente, entidades, Conselho de Direito e Sociedade Civil foram eleitos para esta etapa.

Estavam presentes na conferência, a secretária Municipal de Educação, Rosângela Rossa de Souza; o secretário de Administração e Finanças, Roberto Júlio Ribeiro; o coordenador do Esporte de Siderópolis, Vinícius Zen Pereira, além da representante de todas as crianças e adolescentes do município, Gabrieli da Silva Souza, da escola EEB Miguel Lazzarin.

TEXTO E FOTOS: JATENE MACEDO

Adicionar comentário

Click here to post a comment