Especial

Conheça a história de Vera: na luta contra o décimo-quinto câncer

WhatsApp Image 2020 06 22 at 17.26.56

Uma história de força, luta e persistência. Estas palavras descrevem bem a trajetória de Vera Lúcia Duarte, de 61 anos, que descobriu o primeiro câncer há 17 anos e hoje enfrenta a doença pela décima-quinta vez. “Quando eu descobri que estava com câncer pela primeira vez eu chorei muito, mas depois levantei minha cabeça porque eu tinha um filho para criar, que na época estava com 12 anos” afirma.

Sempre muito positiva, como ela mesma se considera, apesar da grande batalha que enfrentaria pela frente, há 10 anos Vera decidiu fazer parte de um grupo de apoio às pessoas com câncer com o incentivo da oncologista Yeni Verônica Nerón. Esse grupo, que foi criado dentro do Hospital São José em Criciúma, passou a fazer parte do dia a dia de Vera. Inicialmente voltado à assistência de mulheres com câncer de mama, a instituição, que hoje se chama Associação Amor à Vida (Amovi), atende também homens e mulheres portadores de outros tipos de câncer.

A Amovi dá assistência a pacientes de toda a Amrec, buscando parcerias  com profissionais de diferentes áreas da saúde, além de auxiliar os pacientes com medicamentos e itens para o tratamento da doença, além de perucas e outras necessidades que podem ocorrer durante o tratamento da doença. Também promovem ações e eventos para arrecadação de recursos para a manutenção dos trabalhos realizados pela associação

Todo o trabalho é feito de forma voluntária pelos colaboradores e Vera está há nove anos na presidência da associação. Mesmo ainda na batalha contra o câncer, ela não desanima e considera que a maneira como a pessoa enxerga os problemas acaba tendo um grande peso na forma em que ela leva a vida. “Eu coloquei na minha cabeça que eu ia vencer e estou vencendo. Acho que muito vai do pensamento positivo, eu sou muito positiva. Os problemas temos que enfrentar para vencer”, ressaltou.

Agora durante a pandemia do novo coronavírus a associação não está realizando eventos presenciais e ações nas ruas e por isso precisa de doações – que podem ser em dinheiro ou em donativos que podem ser levados diretamente à sede da instituição. Além disso foi organizado um bazar de roupas e calçados novos e usados.

Para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da  Amovi ou fazer doações pode entrar em contato pelos telefones (48) 99605-1548 (48) 3437-2058  ou pelo @amovicriciuma.

____
POR: EMANUELA JUSTINO

WhatsApp Image 2020 06 22 at 17.26.56

Adicionar comentário

Click here to post a comment