Colunistas

17% das pessoas no Brasil já pensaram em suicídio

LOUISE 2019

Se você clicou nesse texto, ou você faz parte dessa porcentagem ou você  já teve alguma experiência com alguém que pensa em suicídio. A cada 6 pessoas, 1 pensou em tirar sua própria vida. Mas o que leva uma pessoa a desejar a morte?

Costumamos dizer que essa pessoa esta sentindo os 4 D’s do suicídio: depressão; desamparo, desespero e desesperança. A depressão esta diretamente ligada a falta de vontade, nesse estado, a pessoa não sente mais vontade de nada; já, quando falamos de desamparo, não significa que ele esteja desamparado pelos familiares ou amigos, mas sim, que mesmo tendo pessoas ao seu lado, a sensação é de desamparo; o desespero e a desesperança, esta no ato de acatar a ideia de que não existe outra solução para sua vida ou seus problemas, é onde a pessoa passa a acreditar que não tem o porque estar vivo.

Mais de 95% das pessoas que pensam em suicídio, possuem algum tipo de transtorno. Os principais são: transtorno bipolar, depressão e transtorno de personalidade borderline. Essas são evidencias de que o suicídio não é frescura, falta de Deus ou para chamar atenção. Quem faz esse tipo de comentário, é alguém sem conhecimento.

Os motivos que levam alguém a cometer o suicídio são altamente tratáveis, mas poucos sabem disso. O tratamento prioritário é: terapia com psicólogo, acompanhamento com psiquiatra com medicamento e ter uma rede sólida de apoio de amigos e familiares. Oferaça ajuda e compartilhe essa coluna com quem precisa dessas informações!

Psicóloga Louise Angelo de Souza – CRP 12/17679
@psicolouiseangelo

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment