Colunistas

Decoração: 10 dicas para renovar sua casa gastando pouco

Luiz Felipe Bez Birolo

Não tem coisa melhor do que chegarmos em casa e nos sentirmos pertencentes daquele espaço, olhar para cada detalhe e se identificar. Com o passar do tempo é comum você enjoar ou querer dar uma renovada no espaço, a correria do dia-a-dia faz com que isso aconteça também. Nem sempre queremos uma alteração com um custo muito alto, uma simples alteração como a pintura já pode mudar totalmente o clima do espaço e obter-se o resultado desejado.

E quem disse que para renovar na decoração precisamos gastar, investir muito dinheiro? Temos opção desde restaurar um móvel antigo ou até mesmo apenas renovar alguns objetos soltos ou uma pintura bem pensada, que já deixará o ambiente com outra cara.

VAMOS AS DICAS!

1.ESPELHOS

Eles são ótimos para dar a sensação de amplitude num espaço pequeno. Os espelhos funcionam muito bem nas salas de estar, nas de jantar – refletindo a mesa, ou até mesmo nos quartos.

12.ADESIVOS EM AZULEJOS

Muitas vezes utilizamos um azulejo decorativo na cozinha e, muitas vezes, enjoamos! Mas como solucionar sem o quebra-quebra de obra? Aplicar adesivos para azulejos é uma ótima saída, os valores não são absurdos. Você também pode pintar os azulejos se desejar.

2

3.PRATELEIRAS

Uma ótima dica também são as prateleiras, elas podem fazer um diferencial para o espaço, podemos utilizá-las para organizar objetos decorativos ou empilhá-las transformando-as em estante. Elas são bem vidas do banheiro a cozinha, são bem versáteis! Uma forma fácil de utilizá-las é com as cremalheiras, pois podem se adequar de acordo com a sua necessidade.

3 1

CREMALHEIRA:

4 1

4.ROUPA DE CAMA:

Investir em acessórios para roupa de cama é uma ótima opção. Só tome cuidado para não escolher tons muito escuros que podem dar a sensação de que o espaço é menor do que realmente é. É importante que haja uma harmonia entre as estampas utilizadas, se esse for o caso, pois as mesmas devem conversar entre si. Na foto abaixo podemos elencar o todo – quadro/espelho, vasos, papel de parede e jogo de cama.

5 1

5.TRAMAS METÁLICAS

As tramas metálicas chegaram com tudo na decoração! Apesar de serem bastantes usadas na Europa, com o estilo escandinavo, por aqui ganharam espaço na decor não faz muito tempo. São baratas, bem baratas, já as encontrei por R$18,00 e são super versáteis: podem receber fotos, lembretes ou até mesmo algum objeto decorativo!

6 1

6.PLANTAS

Os verdes são sempre bem-vindos na decoração, traz um aconchego, um pertencimento no espaço através da natureza e é uma dica fácil e simples. Está super em alta os vasos suspensos, uma das formas bastante usadas é a suspensão por macramê.

7

7.ILUMINAÇÃO

Iluminação é tudo! Sempre enfatizo para os meus clientes que a iluminação é muito importante na decoração, ela fará toda a diferença num ambiente, mesmo tendo os melhores móveis do mercado, se não houver uma iluminação bem pensada, de nada adiantará o valor gasto no móvel. O valor gasto com a iluminação será bem empregado! Uma ótima opção são os trilhos eletrificados, pois permitem que, caso o cliente mude de decoração com o tempo, os spots dos trilhos possam ser redirecionados para os novos pontos de destaque.

8 1

8.ALMOFADAS E MANTAS

As almofadas podem trazer um pouco mais de cor para os ambientes monocromáticos (já falamos sobre tons monocromáticos na coluna anterior, corre para conferir!). Elas são facilmente encontradas em lojas de departamentos e com muita variedade de estampas e cores.

9 1

9.PINTURA

Podemos criar muito com as cores! A mudança de cor, seja ela apenas em uma parede, já pode fazer toda a diferença. As cores têm o poder de dar impressões nos espaços, como ampliar, diminuir, alongar, entre outros. Nas imagens abaixo podemos ver que uma cor no teto já deu uma cara totalmente diferente no espaço, deixou o ambiente super renovado, com uma simples pintura e algumas escolhas certeiras nos móveis soltos. Uma reforma simples e barata!

10

10.RESTAURAÇÃO DE MOVEIS ANTIGOS

Essa opção é das que mais gosto! Quando os clientes possuem alguma peça antiga, que passou de geração para geração, que tem alguma memória afetiva, sempre buscamos valorizá-la e o restauro sempre tem um resultado positivo. Mas você também pode trabalhar com uma baqueta meio riscada, com uma cadeira, uma mesa lateral – pinta-los é uma ótima opção para dar uma renovada na decoração.

11

Colunista Luiz Felipe Bez Birolo – Designer de Interiores, Arquiteto e Urbanista CAU A156219-4 / Sócio proprietário do escritório J+2B ARQUITETOS
Para mais informações siga o nosso Instagram @arquitetosj2b ou entre em contado pelo WhatsApp: 48 9 9936 2590.

Adicionar comentário

Click here to post a comment