Esporte

Delegação de Siderópolis está pronta para os Jogos Abertos da Terceira Idade

DSC 0148

Pela primeira vez Siderópolis irá disputar os Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI). A dupla da canastra feminina venceu a etapa microrregional e o voleibol adaptado conquistou a vaga por ser único na região. Na tarde da última sexta-feira, 12, o prefeito Hélio Cesa, o Alemão e o vice-prefeito, Xande Feltrin, foram até o Ginásio Municipal Antônio Espíndola Ramiro para desejar boa sorte à delegação que embarca segunda-feira para Blumenau, onde serão realizados os jogos.

“Me orgulho muito em ver o sucesso desse projeto e poder auxiliar nesse diferencial de oferecer esporte para a terceira idade”, destacou o prefeito. Segundo ele “as atividades esportivas aproximam as pessoas e, além de melhorar a forma física, também acaba se tornando uma alternativa para fugir da rotina”. O mesmo pensamento é compartilhado pelo vice-prefeito, que além de desejar boa sorte, ainda destacou que “o grupo já é vencedor só pelo fato de participar”.

De Siderópolis serão 11 atletas do voleibol adaptado e a dupla Deca e Dida da canastra feminina, acompanhadas pelo professor Frederick Casagrande e o coordenador do esporte, Vinicius Zen Pereira.

Na etapa microrregional deste ano, em abril, no município de Balneário Rincão, a dupla Deca e Dida foram as campeãs da canastra feminina, garantindo vaga na etapa estadual. Já o voleibol adaptado conquistou a classificação por antecipação por ser uma das únicas cidades da região a praticar a modalidade.

O voleibol adaptado faz parte do Projeto Social/Ferrovia Tereza Cristina/ Resicolor/ Esucri, e foi implantado em Siderópolis há três anos pelo professor Frederick Casagrande. É uma modalidade esportiva adaptada principalmente à terceira idade. O jogo foi criado no ano de 1998 e é desenvolvido pelas regras oficiais do voleibol, salvo algumas exceções previstas em regulamento, como segurar a bola para depois poder passá-la para o companheiro de equipe ou arremessá-la para o outro lado da rede.

Os jogos são voltados a pessoas com idade acima dos 60 anos.

Adicionar comentário

Click here to post a comment