Turismo

Descobrindo Siderópolis: Monumento ao Imigrante

WhatsApp Image 2020 07 17 at 16.09.50

Neste sábado, dia 18, é comemorado 129 anos de colonização italiana no Núcleo de Nova Belluno-Siderópolis. Por isso, o projeto “Descobrindo Siderópolis”, em parceria com o Sidertur, vai te contar um pouco mais sobre a história do “Monumento ao Imigrante”.

O texto a seguir é de Nilso Dassi – Licenciado e Bacharel em História pela UNESC.

Durante o governo do prefeito Jorge Bif, em 19/12/1966, o município de Siderópolis – SC completou 75 anos de fundação. Para que essa data ficasse gravada para a posteridade foi construído um monumento numa pequena praça triangular em frente ao Colégio Dom Orione, homenageando os imigrantes italianos.

Uma pedra de aproximadamente 25 toneladas foi retirada das terras de Hilário Olivo, na localidade de Santa Luzia. Acondicionada em uma padiola de madeira, a enorme pedra foi arrastada por um trator até onde foi possível. Lembra o tratorista Pedro Paulo do Livramento que a padiola foi totalmente destruída em frente da casa de Sebastião Luiz Rodrigues, hoje, na Rua João Cesa n° 193, na época era uma estrada sem lajota, e que a locomoção final da rocha, até a praça do monumento, foi efetuada por um guincho da Carbonífera Treviso S/A, dirigido por Jacki Darolt.

WhatsApp Image 2020 07 17 at 16.10.38

Nesta enorme pedra ferro (basalto ferruginoso) estão incrustadas cinco placas fundidas em bronze homenageando sempre a etnia italiana, responsável pela colonização do município.

Na primeira placa alusiva aos 75º aniversário de fundação da cidade, há alguns nomes de famílias imigrantes colocados de forma ordenada em que se observa um acróstico com a seguinte frase: Nascemos na Itália e amamos esta terra querida. Esta homenagem foi assinada pelo prefeito Jorge Bif e o presidente da Câmara de Vereadores Renato Melillo. João Lazzaris Neto, funcionário da prefeitura na época, declara que a referida placa foi criada por Célio Carlos Gomes e fundida nas dependências da Carbonífera Treviso S/A por Odilor Schmidt.

WhatsApp Image 2020 07 17 at 16.10.40
A segunda placa – Famílias Imigrantes Colonizadores de Nova Belluno (Siderópolis) – foi elaborada em 09/08/2007 com o propósito de homenagear as famílias não mencionadas na placa anterior. Duas placas em bronze marcam 130 anos de presença veneta em Santa Catarina e 116 anos de Imigração veneta em Siderópolis (Nova Belluno) datadas de 09/08/2007.

A quinta placa existente é uma moldura em alto relevo fundida em bronze na Carbonífera Treviso por Odilor Schmidt, mostrando sete pessoas adultas em pé, uma criança no colo da mãe e outra criança de pé em frente aos adultos. Esta obra, produzida em 1966, é uma criação do renomado escultor Vasco Prado, que após insistentes pedidos feitos pelo então prefeito Jorge Bif homenageou as famílias imigrantes da Itália que aqui chegaram em 1891. É uma obra valiosíssima assinada por um dos mais importantes escultores do Brasil e de renome elevado no Rio Grande do Sul.

WhatsApp Image 2020 07 17 at 16.10.42 1
Lembra a nossa sideropolitana e consagrada artista plástica Loiva Dioleti Bif que quando a obra foi colocada no monumento a beleza era singular, o bronze dava um brilho todo especial, juntamente com um toque de envelhecimento em algumas partes da moldura. É uma obra de arte. Não há em todo o sul de Santa Catarina uma obra desse quilate.

Esta obra de arte é parte integrante do Monumento ao Imigrante e que faz parte do acervo histórico cultural da cidade.

WhatsApp Image 2020 07 17 at 16.10.43

“Você acabou de ler mais uma matéria do projeto “Descobrindo Siderópolis”, em parceria com o Sidertur. A cada 15 dias preparamos um texto com belezas naturais e pontos turísticos do município, para despertar o desejo e mostrar aos leitores, locais para serem visitados na cidade”. 

Adicionar comentário

Click here to post a comment