Saúde

Dicas de como controlar as crises respiratórias

B 63 CF TEMATICA Dicas para combater as doencas respiratorias no inverno ilustracao fabio guimas
http://www.dreamstime.com/-image26539494

Doenças respiratórias, como a DPOC e a asma, afetam os pacientes com sintomas como falta de ar, que impedem a realização de atividades básicas do dia a dia. O impacto é profundo: 40 mil brasileiros morrem de DPOC todos os anos, e estima-se que a doença pulmonar será a terceira maior causa de morte no mundo em 2020. Daí a importância de se falar amplamente sobre o assunto, conscientizar a população sobre o problema e aumentar o acesso a medicamentos que tratem a condição, visto que:

  • 71,4% de subdiagnóstico em indivíduos com fatores de risco atendidos na atenção primária.
  • 50% dos pacientes já estão em estágio moderado da doença no momento do diagnóstico.

A partir desse contexto, o especialista Dr. Adalberto Rubin lista quatro dicas práticas que pacientes com doenças respiratórias crônicas como asma e DPOC podem seguir para controlar as crises respiratórias que comumente os afetam. Por exemplo: Fique atento aos sintomas, mantenha a calma, faça o tratamento correto, etc.

  • Toda vez que houver sintomas respiratórios como falta de ar, secreção com coloração diferente e febre, contate seu médico. Esses são os sintomas mais frequentes de piora de uma crise de DPOC.
  • É importante manter contato com médico (seja e-mail ou celular). O especialista precisa dar instruções sobre como agir em casos de emergências. Isso porque é ideal que o paciente tenha consciência do que fazer durante uma crise: se usa nebulizador, aumenta dose de medicamento ou até usa algum antialérgico junto.
  • Procurar ter calma e controlar a ansiedade é fundamental, pois isso evita que um sintoma relativamente leve se agrave, já que a ansiedade e o estresse podem confundir as pessoas e aumentar a sensação provocada pela crise.
 ____
TEXTO: MONICA PERMAGNANI
FOTO: ILUSTRAÇÃO / FÁBIO GUIMAS – SITE: A VOZ DA CIDADE

Adicionar comentário

Click here to post a comment