Geral

Duas dicas para gelar a bebida rapidamente

2057823a116714e

É possível deixar a bebida no ponto, em poucos minutos, e sem muito esforço, aplicando alguns truques

Os preparativos para a Virada de Ano são tantos que a bebida acabou esquecida no armário ou sobre o balcão. Para complicar um pouco mais, tem convidado chegando e com ele mais bebidas quentes. E agora, como resolver o problema rapidamente? Há soluções bem simples para isso. E na internet não faltam dicas de consumidores.

PASSO A PASSO

A primeira delas é a mais fácil de fazer. A operação começa por molhar a garrafa ou latinha – é bom aproveitar e lavar a parte do lacre. Logo em seguida, guardanapos ou papel toalha podem ser usados para envolver completamente a embalagem. O passo seguinte é encharcar o papel com água corrente, sem deixar escorrendo, e levar as bebidas para o freezer.

Em até cinco minutos elas estarão prontas para serem servidas e é bom ficar de olho para evitar o congelamento. O recomendado é usar esse procedimento para poucas latinhas, pois se o freezer for lotado de bebida, vai demorar um pouco mais.

A bebida gela mais rápida porque o papel molhado cria uma superfície de contato com a latinha ou com a garrafa, proporcionando uma troca de temperatura em menor tempo na comparação com o ar refrigerado.

MISTURAS

A segunda dica da um pouco mais de trabalho e são necessários outros ingredientes para o preparo. Primeiro é preciso ter um recipiente adequado para a quantidade de bebidas. O ideal é um isopor. Primeiro, as latinhas ou garrafas dever ser colocadas nele. O gelo vai por cima até cobrir todas as bebidas.

O próximo passo é jogar um pouco de sal sobre o gelo, sem exagero. Pode ser sal fino ou grosso. Depois, água e álcool devem ser misturados, ou não, e derramados sobre o gelo.

Em até cinco minutos vai ser possível tomar uma bebida bem geladinha. Os especialistas recomendam usar, para cada saco de gelo, 500 gramas de sal, um litro de água e um litro de álcool.

EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA

A explicação científica pra este método não é muito complicada. O sal, quando se mistura com a água, reduz seu ponto de congelamento. Ambos “capturam” a temperatura mais fria do gelo. Quando o álcool é adicionado na mistura, ele reduz ainda mais o ponto de congelamento, deixando a solução mais fria ainda, que por sua vez, gela a bebida mais rapidamente.

JATENE MACEDO COM A COLABORAÇÃO: DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Adicionar comentário

Click here to post a comment