Especial

EEB José do Patrocínio: Uma história de orgulho e compromisso com a educação

DSC 0385

No ano de 1918 uma história começou a ser escrita, a Escola de Educação Básica José do Patrocínio iniciou seu percurso no quesito compromisso e qualidade de educação no Município.

E para comemorar o Centenário a Escola preparou uma sequencia de atrações para ex-professores, ex-alunos, funcionários, pais, alunos e para a comunidade em geral.

As comemorações iniciaram no dia 07 de abril com a escolha da corte mirim e juvenil do Centenário. Já no último sábado, dia 14, aconteceu o baile com a escolha da corte adulta. As comemorações continuam até o final do ano letivo e a família José do Patrocínio espera por você para prestigiar a feira do livro, festa junina, desfile 7 de setembro e muito mais.

A HISTÓRIA

Tudo começou exatamente em 14 de junho de 1918 quando aconteceu o marco inicial na educação do Município de Siderópolis, com a nomeação da primeira professora, a Sra. Madalena Martins Queluz Patel, na Escola Mista do Lugar “Nova Belluno”.

Muitas foram as dificuldades e desafios, ainda em tempos de colonização. De escola isolada, passou a desdobrada e em 1949 a escola passa a chamar-se Escola Reunida Horácio Serapião de Carvalho.

Não demoraria muito, em 1950, a escola passa a chamar-se Grupo Escolar José do Patrocínio. Em 10 de junho de 1955 o atual prédio foi inaugurado, cujo terreno foi doado por José Feltrin e Maria Gamba Feltrin. A partir de 1971, atendendo a imperativos da Lei Federal 5692/71, que formulou o Ensino no país, o antigo curso primário e curso ginasial juntaram-se formando a escola com o nome “Escola Básica José do Patrocínio”.

E a história continua sendo escrita.

JATENE MACEDO 

Adicionar comentário

Click here to post a comment