Educação

Engenheiro mecânico de Siderópolis valida diploma da UniSATC na Alemanha

Eng mecanico Jaks UniSatc
ASSESSORIA UNISATC

Sideropolitano se formou em 2015 e graduação está contribuindo para surgirem novas oportunidades de trabalho

Os desafios fazem parte do cotidiano do sideropolitano Jaks Paquelin, 38 anos. Agora, ele encara novos ao lado da esposa Suélen e do pequeno Augusto em território estrangeiro. Morando em definitivo na Alemanha desde julho de 2020, Jaks conseguiu um suporte a mais para seguir na carreira de engenheiro mecânico: validar seu diploma de graduação.

Formado em Engenharia Mecânica pela UniSATC em 2015, Jaks foi atrás do sonho de ter o diploma reconhecido. “Foi mesmo na cara e na coragem, porque tinha pouca informação online disponível. Na Câmara dos Engenheiros da Baixa Saxônia recebi dados sobre a documentação necessária. Somente posso me denominar engenheiro após o consentimento da Câmara”, ressalta.

Após esse contato, o profissional precisou verificar o reconhecimento do Centro Universitário UniSATC, antes Faculdade Satc, no site da ANABIN (Anerkennung und Bewertung ausländischer Bildungsnachweise). “Fiquei muito feliz ao verificar que a Faculdade Satc é reconhecida na Alemanha e possui uma qualificação H+ no site da ANABIN”, pondera. Confirmado isso, ele juntou os documentos necessários, fez as traduções e pagou uma taxa. O reconhecimento do título de engenheiro mecânico vai abrir portas importantes no mercado de trabalho alemão. Nos últimos meses, Jaks realizou entrevistas de emprego. A opção foi por uma empresa portuguesa que está construindo torres de alta tensão próximo à cidade onde mora.

Ex-aluno da Satc desde o ensino técnico, onde cursou Mecânica, Jaks seguiu os conselhos dos pais. “Estudei no Dom Orione até a 8ª série. Depois meus pais me aconselharam a fazer o segundo grau na Satc e ter uma profissão. Isso foi muito valioso. Segui os passos de meu pai, que foi mecânico na Marion”, relembra.

Depois de concluir o ensino médio e técnico, ele atuou em empresas da região e foi trabalhar em sorveterias na Alemanha, acompanhado da esposa Suélen. “Em 2010 decidimos ficar no Brasil e concluir nossas graduações. Eu em Engenharia Mecânica e a Suélen em Educação Física”, afirma. Durante a graduação, Jaks confirmou a escolha, fez novas amizades e aprendeu muito. “A disciplina de resistência dos materiais era a que mais me fascinava. As aulas práticas nos laboratórios da faculdade nos proporcionavam aplicar as teorias vistas em sala de aula e me deixavam cada vez mais certo de que a área da Mecânica tinha sido uma ótima escolha lá em 1997”, revela.

Eng mecanico Jaks UniSatc Alemanha Eng mecanico Jaks UniSatc

Adicionar comentário

Click here to post a comment