Meio Ambiente

Escoteiros de Siderópolis plantam mudas doadas pela FAMSID

IMG 2614

A Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid) em parceria com o Governo Municipal, doou 40 mudas de plantas ao grupo escoteiro Aguaí para recuperação de Áreas de Preservação Ambiental (APP’s) em rios da cidade.

Foram doadas 20 espécies de quaresmeiras roxas, 10 espécies de ipês e 10 pau-brasil foram plantados nas margens do Rio Jordão, que passa pela cidade e dá origem a cachoeiras como as do Balneário Fontanela e a Cachoeira do Bianchini. “Além da beleza que proporcionam, essas mudas ajudam na recuperação do rio que é muito importante para nós”, comentou o proprietário da área onde foi feito o plantio, Carlos Crepaldi.

IMG 2621

Para a Presidente da Fundação do Meio Ambiente, Franciele Anselmo Ferreira, “plantar as árvores em matas ciliares é uma ação de grande importância para o Meio Ambiente, pois garante à proteção dos corpos hídricos, garantido a manutenção da qualidade da água”. Já o chefe de sessão da tropa sênior do grupo escoteiro Aguaí e também biólogo, Caio Feltrin, explicou aos jovens a relevância de plantar mudas em beira de rios. “Faz a conversão de gases atmosféricos em oxigênio, corredores ecológicos aos ecossistemas e comunidades biológicas associadas, prevenção contra assoreamentos e voçorocas, deslizamentos de taludes, entre outras funcionalidades”, explicou.

IMG 2607

A ação pontuou ao grupo escoteiro para a conquista do distintivo de grupo padrão do ano, onde a UEB (União dos Escoteiros do Brasil), divulga tarefas a serem cumpridas, sendo uma delas uma atividade ecológica. “A FAMSID fica muito feliz, pois além de ajudar o Meio Ambiente, cooperamos com os escoteiros na busca de pontuação para conseguirem seus distintivos”, enfatizou Franciele. O prefeito Alemão parabenizou a ação e mais uma vez destacou as ações da fundação. “A Famsid mantem-se com ações educativas e com projetos importantes para recuperação e manutenção do meio ambiente e a participação da população é fundamental”, disse o prefeito.

IMG 2623

JATENE MACEDO 

Adicionar comentário

Click here to post a comment