Colunistas

Especial Dia da Mulher: três arquiteturas icônicas idealizadas por mulheres

Luiz Felipe Bez Birolo 2

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO (MASP) – LINA BO BARDI

Museu de Arte de São Paulo - MASP. Fonte: Creative Commons
Museu de Arte de São Paulo – MASP. Fonte: Creative Commons

Situado na Avenida Paulista, é um dos museus mais importantes da América Latina, foi inaugurado em 1968 e é um marco na história da arquitetura do século 20. Tem como principal característica o grande vão livre, de 74 metros,  para que a estrutura não encobrisse a paisagem do outro lado e para que esse vão livre se tornasse uma praça para uso da população – hoje é o principal ponto de encontro de grandes manifestações populares.

A responsável pela arquitetura icônica foi a arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) que, apesar de ter nascido na Itália, é considerada a arquiteta mais famosa do Brasil.

PARQUE (ATERRO) DO FLAMENGO – LOTTA DE  MACEDO SOARES

Aterro do Flamengo. Fonte: diariodorio.com
Aterro do Flamengo. Fonte: diariodorio.com

O Parque do Flamengo, conhecido como Aterro do Flamengo, é uma área construída sobre aterros sucessivos realizados na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.  O projeto original consistia na construção de duas grandes autopistas, o uso do restante do aterro ainda era incerto. Foi então que Lotta de Macedo Soares (1910-1967) foi convidada a participar do governo da época e ficou responsável pelo aterro, onde ela idealizou um grande parque urbano com uma área de lazer para a população carioca tão carente de atividades ao ar livre.

Devido à pressão dos sucessores políticos, Lotta deixou o projeto antes de sua finalização, contudo foi ela quem conseguiu tombar o Parque do Flamengo, evitando que se fizesse um loteamento no local.

Lotta foi idealizadora do parque, porém o responsável pelo projeto foi o arquiteto Affonso Eduardo Reidy, com paisagismo de Roberto Burle Marx.

CENTRO AQUÁTICO DE LONDRES – ZAHA HADID

Centro Aquático de Londres. Fonte: Divulgação/Zaha Hadid Architects
Centro Aquático de Londres. Fonte: Divulgação/Zaha Hadid Architects

Inaugurado em 2011, foi projetado para receber as competições aquáticas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e tem como característica marcante sua arquitetura inspirada nas geometrias fluídas da água em movimento.

A obra foi projetada pelo escritório da arquiteta Zaha Hadid (1950-2016), uma das arquitetas mais conhecidas mundialmente – com origem Iraquiana, a “Rainha das Curvas” utilizava traços desafiadores, repletos de formas sinuosas que transpareciam leveza e elegância em suas obras. Em 2004, tornou-se a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker de Arquitetura, a maior referência mundial de premiação da arquitetura. Em 2008, entrou na lista das 100 mulheres mais influentes do mundo, em uma publicação da revista Forbes, ocupando a 69ª posição.

 

Colunista Luiz Felipe Bez Birolo @luizfelipebezz.arq
Designer de Interiores, Arquiteto e Urbanista CAU A156213-4
Sócio proprietário do escritório J+2B ARQUITETOS
Para maiores informações siga o nosso Instagram @arquitetosj2b
ou entre em contado pelo WhatsApp: 48 9 9936 2590.

Adicionar comentário

Click here to post a comment