Meio Ambiente

Estabelecimento de Siderópolis dá exemplo de sustentabilidade

WhatsApp Image 2022 03 17 at 19.17.35 1
Diogo e Adriana - voluntária do Iddasi
JATENE MACEDO – SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS

Local recicla material e doa para o Iddasi ajudar os animais do município

Já parou para analisar quanto lixo você gera por dia? E quão grande será o acúmulo de lixo de um estabelecimento gastronômico, por exemplo? A resposta é: muito, muito mais do que você possa imaginar.

E o que será que esses locais fazem com tanto lixo? A maioria mistura tudo e joga no lixo comum, porém para os comerciantes que se preocupam com o meio ambiente, acabam destinando o lixo para o lugar certo.

Um exemplo é o Cesa Café, um estabelecimento localizado no Centro de Siderópolis, que tem dado exemplo no quesito sustentabilidade. O proprietário Diogo Cesa conta que, há mais ou menos um ano e meio, o local passou a adotar a consciência ambiental.

“Trocamos os potes, pazinhas dos sorvetes e os copos de café para levar por produtos biodegradáveis. Aproximadamente 60% a 70% da energia que consumimos é solar e a expectativa é que até final do ano seja 100%. Utilizamos muito óleo em nossa produção e também conseguimos dar o destino correto por meio do projeto da Fundação do Meio Ambiente da cidade”, menciona Cesa.

Iddasi

O Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais de Siderópolis (Iddasi), é um dos principais órgãos que recebe ajuda do local devido a reciclagem. Por dia são separados aproximadamente 150 litros de latinhas e plásticos que são doados ao Instituto.

Os voluntários recolhem o material, vendem e revertem todo o valor para ajudar os animais de rua com ração, medicação e quitar dívidas na clínica que atende os pets.

“Minha família sempre foi muito ligada a causa animal, sempre tivemos pets em casa e amamos todos. Decidimos ajudar a Instituição pois vimos o quanto os voluntários têm garra e força de vontade de auxiliar os animais, e também como eles precisam de ajuda diária”, pontua Cesa.

O estabelecimento ainda conta com uma caixinha solidária, que visa arrecadar os trocos e juntar tanto para o Iddasi como para a APAE do município.

WhatsApp Image 2022 03 17 at 19.17.32 1
Caixinha solidária

WhatsApp Image 2022 03 17 at 19.17.33 WhatsApp Image 2022 03 17 at 19.17.34 1

WhatsApp Image 2022 03 17 at 19.17.34
Materiais reciclados
WhatsApp Image 2022 03 17 at 19.17.35 1
Diogo e Adriana – voluntária do Iddasi

Adicionar comentário

Click here to post a comment