EVENTO

Evento ‘Sua Cidade Mais Rosa’, voltado para as mulheres, é realizado em Siderópolis

Ana Paula Nesi – Assessoria de Imprensa Giovana Galato

A terceira edição do encontro foi realizada em Siderópolis na noite de terça-feira, dia 7

“Encorajamento de mulheres na luta pelos seus sonhos”. Essa definição utilizada por Giovana Galato – que é uma das idealizadoras do projeto – é apenas um dos pilares desta ação que vem encantando cidades em Santa Catarina. Organizado para o grupo feminino, o “Sua cidade mais rosa” chegou a sua terceira edição na noite desta terça-feira, dia 07, na cidade de Siderópolis.

Na ocasião, as mulheres presentes puderam ouvir o ex-vereador de Siderópolis Clademir Manoel De Souza, o Peninha, que falou sobre os direitos da população feminina e o combate a violência contra a mulher. A Deputada Federal Geovania de Sá também discursou durante o evento, compartilhando um pouco de sua história e falando sobre o encorajamento feminino, tema central de sua mensagem. “Queremos falar ainda do papel da mulher, não na política, mas na sociedade e encorajá-las a enfrentar os desafios do dia a dia para que tenham ainda mais conquistas”, destacou a deputada.

Help Cell
Confraria do Pão
Para Criar

Arte, cultura e quebra de paradigmas foram representados pela participação da desenhista, compositora e escritora Aliz de Carvalho. Ela, que é autista, contou sua história de superação e falou sobre a importância de um diagnóstico precoce, para a melhor qualidade de vida e acompanhamento de crianças no espectro autista.

Autocuidado, saúde, empoderamento foram base para as palavras da dentista e ex-vereadora de Cocal do Sul, Giovana Galato. “Ainda vejo um preconceito com as mulheres. Precisamos nos unir e juntas também combater todo tipo de violência, não só física, mas psicológica e emocional que a população feminina sofre”, lembrou Giovana. Para ela, projetos como esse são muito relevantes, ainda mais neste momento pós pandemia. “É um evento emocionante e as mulheres estavam precisando se reunir, socializar e se fortalecer. Juntas conquistaremos muito mais”, completou.

“Eventos como esse são de extrema importância para as mulheres. Trazem assuntos que aumentam nosso conhecimento e nos empoderam. É uma honra poder promover esta ação no município”, declarou a primeira dama e presidente de honra da Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess), Cristiane Corrêa Salvaro.

Por conta da pandemia de Coronavírus, o número de participantes precisou ser limitado. “Mesmo com número limitado, foi gratificante ver que 90% dos convidados compareceram e vieram nos prestigiar. O evento superou nossa expectativa”, conta a primeira dama que garante que em 2022 a segunda edição será realizada.

A próxima edição do “Sua Cidade Mais Rosa” acontece na cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense, no dia 17 de dezembro e segundo as organizadoras, outras cinco cidades catarinenses já marcaram o evento em seus calendários para 2022.

A origem do projeto

O projeto “Sua Cidade Mais Rosa” teve como inspiração eventos realizados com as mulheres pesqueiras na cidade de Laguna, no Farol de Santa Marta, com o objetivo de dar voz e valorização às mulheres daquela região. “Amamos o projeto e em contato com a enfermeira Renata Casagrande, que desenvolveu a ideia lá, trouxemos para a cidade de Cocal do Sul no mês de outubro, mas com o objetivo de alcançar cada vez mais mulheres por todo estado de Santa Catarina”, conta a dentista e ex-vereadora, Giovana Galato.

A missão do projeto, segundo as idealizadoras, é inspirar e encorajar mulheres a realizarem seus sonhos, seus planos, sem que o medo as paralise. “Nossos eventos têm ênfase no autocuidado, histórias reais de vida, de luta e conquistas”, destaca Giovana, que lembra que, ao seu lado, à frente desta ação estão a Deputada Federal Geovania de Sá; a enfermeira Renata Casagrande; a Atendente Terapêutica ABA, Camila Machado; e a Micropigmentadora, autista e TDH, Juliana Mathias.

“Outro objetivo destes encontros é sensibilizar todas as mulheres para um olhar diferenciado sobre o autismo, pois a prevalência dos últimos anos está aumentando aparentemente de forma acelerada. Dados mostram que em março de 2020 alcançou-se a marca de 1 criança a cada 54 nascimentos diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista”, ressalta Giovana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Topo