Infoway Cabeçalho
Segurança

VÍDEO: Exército Brasileiro realiza exercício na Barragem do Rio São Bento em Siderópolis

Militares do Exército Brasileiro, do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), estiveram na barragem do Rio São Bento em Siderópolis, para realizar um exercício chamado de Operação XOKLENG II. O nome faz referência às tribos indígenas que habitavam a Região Carbonífera antes da chegada dos colonizadores europeus. A Operação teve como objetivo, treinar a tropa para eventuais distúrbios de ordem pública, como em uma situação hipotética onde os órgãos de segurança locais, não consigam garantir a segurança.

Os militares montaram um Posto de Segurança Estático (PSE), organizado em três grupos: um de segurança que faz o patrulhamento da área, outro grupo de sentinelas em postos estáticos, e o outro de reação, que ficou aguardando a solicitação de apoio dos dois primeiros grupos. O local foi escolhido por ser um “ponto sensível”, que no caso da barragem, é uma infraestrutura vital para abastecimento de água potável de toda a região.

A operação foi realizada exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) concedem provisoriamente aos militares o poder de polícia até o restabelecimento da normalidade. Nessas ações, as Forças Armadas agem de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições.

TEXTO: SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS COM INFORMAÇÕES DO SITE PORTAL VENEZA / FOTOS: WILLIANS BIEHL

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Topo