Meio Ambiente

Famsid e Funtrev trabalham com sistema online que agiliza processo de licenciamento ambiental

2748893

O Sistema Sinfat Municípios, passou a ser usado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev), nesta semana. O sistema online agiliza o processo de licenciamento ambiental, que agora não tem mais necessidade de deslocamento daqueles que precisam dos serviços e com a digitalização total dos processos evita-se quaisquer possibilidades extravio dos documentos.

Em novembro de 2019, a Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid), também adotou o sistema online e agora toda documentação poderá ser protocolada e acompanhada em tempo real.

“O sistema eletrônico vem para contribuir na agilidade dos processos. Não teremos mais o recebimento de processos em papel o que faz toda a diferença para o meio ambiente”, destacou a presidente da Famsid, Franciele Cândido de Oliveira.

A ampliação do sistema para os municípios surgiu a partir de uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina à Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Desta maneira, todo o licenciamento ambiental feito em Santa Catarina, seja pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) do estado ou pelo município, terá os mesmos procedimentos.

Como funciona:

Inicialmente, o empreendedor deve fazer o cadastro no sistema no site https://sinfatmunicipal.ciga.sc.gov.br . Uma vez efetuado o cadastro, deve iniciar o registro no sistema do empreendimento. Na sequência, o empreendedor irá realizar o protocolo conforme resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema/SC) vigente. Também será solicitado o envio de documentos condizentes com o processo em questão.

O protocolo será encaminhado para a equipe de formalização que irá analisar os documentos e posteriormente encaminhará o boleto para o pagamento.

Após o comprovante de pagamento ser anexado no sistema, os técnicos responsáveis irão receber o requerimento e formalizar o processo.

Com o parecer técnico finalizado o processo é encaminhado para o presidente, onde o mesmo baseado nas informações anexadas irá deferir ou indeferir.

____

TEXTO: ASSESSORIA PREFEITURA DE SIDERÓPOLIS E ASSESSORIA PREFEITURA DE TREVISO
FOTO: ASSESSORIA PREFEITURA DE SIDERÓPOLIS

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment