Saúde

Governo de Siderópolis assina carta para compra da Sputnik V

SPUTNIK ILUSTRACAO Vladimir Gerdo
Daiana Carvalho – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Documento manifesta intenção do município em adquirir imunizante caso seja liberado para compra

O Governo Municipal de Siderópolis formalizou nessa terça-feira, dia 9, a intenção de adquirir a vacina contra a Covid-19 Sputnik V, caso a compra do imunizante deixe de ser exclusiva do Ministério da Saúde, no Brasil, e possa ser adquirida pelos Estados e municípios.

Na carta assinada pelo prefeito Franqui Salvaro, foram solicitadas 11.274 mil doses da vacina Sputnik V para o município. O documento faz parte de uma contrapartida organizada pela Confederação dos Consórcios juntamente com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) com o objetivo de tornar oficial o interesse de compra, e colocar os municípios catarinenses na lista de espera de uma possível liberação para compra.

Conforme a secretária de Saúde, Janaína Bertan Warmling, “a ação é uma intenção ousada e difícil, entretanto todas as possibilidades para tentar viabilizar a vacinação são válidas e estão sendo colocadas em prática”, explica. Um documento similar já foi assinado em 2020 para adquirir a Coronavac, mas a compra, por parte dos municípios, não foi autorizada.

A Sputnik V é desenvolvida pelo Instituto Gamaleya e Russian Direct Investment Fund (RDIF) e demanda a aplicação de duas doses para promover a imunização esperada. Estudos apresentados apontam que o imunizante tem eficácia acima de 90%.

Foto: Vladimir Gerdo (ilustração)

Adicionar comentário

Click here to post a comment