Cultura

Governo de Siderópolis divulga programação em comemoração aos 130 anos de imigração italiana

2584378
Jessica Rosso – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

No dia 18 de julho, Siderópolis comemora os 130 anos de imigração italiana. Em comemoração, o Governo Municipal, através do Departamento de Cultura, preparou uma programação, de acordo com as normas sanitárias em razão da Covid-19, para marcar a data. Durante todo o mês de julho serão realizadas atividades culturais, sociais e religiosas.

A programação foi elaborada em conjunto com as Associações Italianas, instituições e escolas do município. A abertura será realizada no dia 1º de julho, às 10 horas, com a exposição denominada ‘130 anos de Imigração Italiana’, no hall da Prefeitura Municipal de Siderópolis com a apresentação do Grupo de Cantores Bellunesi. Ao longo do mês haverá missas, uma premiação do 11º Concurso Literário de Poesias, Contos e Crônicas, uma cantada (apresentação musical) no Centro da cidade, lançamento de livros, entre outras atividades.

“A meta do nosso governo é resgatar as raízes históricas do município e não poderíamos deixar de preparar algo especial para comemorar essa data. É claro que ainda temos muito o que alcançar, e estamos caminhando para isso”, afirmou o prefeito Franqui Salvaro.

“É preciso viver cultura, é preciso visualizar a cultura em nosso meio. O Departamento de cultura se organiza em meio a essa pandemia para não deixar passar em vão as datas culturais importantes dentro do processo histórico cultural na cidade. São 130 anos de histórias, lutas e glórias. Parabéns Belluno-Siderópolis”, disse o assessor de Cultura Arisson Fabricio Nunes.

O encerramento será no dia 18 de julho (domingo), às 10 horas, com a Live do Grupo de Cantores Bellunesi, que será transmitida pelo canal do Youtube: Nova Belluno, município de Siderópolis.

 

PROGRAMAÇÃO – MÊS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA – JULHO DE 2021

01/07/21 – Quinta-feira – 10h: Abertura da exposição 130 anos de Imigração Italiana no hall da Prefeitura Municipal de Siderópolis com a apresentação do Grupo de Cantores Bellunesi.

04/07/21- Domingo – 09h30min: Missa na Capela de São Floriano no Rio Jordão, presidida pelo Padre Gilson da Silva Pereira.

08/07/21 – Quinta-feira- 19h: Alasi – Premiação do Xl Concurso Literário de Poesias, Contos e Crônicas. ” Albany Sorato”, no Centro de Eventos São Luis Orione.

10/07/21 – Sábado – 09h: Prefeito Franqui Salvaro e vice-prefeito Adriano Teixeira, acompanham o Grupo de Cantores Bellunesi na cantada pelo Centro do município.

10/07/21- Sábado – 11h às 14:30min: Barraca Casa da Nona; Drive Thru- CEI Criança Cidadã.

12/07/21 – Segunda-feira – 19h: Sessão na câmara de vereadores em homenagem aos 130 anos de Imigração Italiana.

15/07/21 – Quinta- feira – 13h: Lançamento do Livro 100 anos da Escola de Educação Básica José do Patrocínio, na própria instituição de ensino.

16/07/21 – Sexta-feira – 10h: Lançamento do livro Dona Locomotiva da escritora Edla Zim, no Centro Social Urbano Irineu Bornhausen. Com apresentação da peça de Teatro Teresa Cristina de Bourbom.

17/07/21 – Sábado – 15h30min: Missa in italiano na Capela do Seminário Dom Orione, presidida pelo Padre Anderson- Reitor do Seminário São Pio X. Após a missa será colocada no monumento do imigrante uma Coroa de Flores em homenagem aos imigrantes italianos.

18/07/21- Domingo – 10h: Live do Grupo de Cantores Bellunesi transmitida pelo canal do Youtube: Nova Belluno, município de Siderópolis.

Adicionar comentário

Click here to post a comment