Esporte

Grupo de ciclistas pedalam por Siderópolis e Treviso

Pedal Treviso Sideropolis 8
Ana Lúcia Pintro

As belezas naturais da região de Treviso e Siderópolis são conhecidas na região. Na manhã de domingo, dia 20, aproximadamente 50 ciclistas se encontraram para pedalar juntos por 55 quilômetros, durante pouco mais de quatro horas. O percurso teve um ganho de elevação de quase 500 metros. Eles pedalaram no asfalto e pelas estradas do interior em trechos um pouco pedregosos, lamacentos e de areia. Saíram do posto de gasolina São Bento, em Siderópolis. Pela rodovia estadual SC-446, seguiram até o centro de Treviso e continuaram com destino à Cachoeira Guanabara. Retornaram curtindo as paisagens do interior com passagem pelo Rio Manin e retorno pela rodovia Padre Herval Fontanella.

O dia ensolarado contrariou as previsões de chuva. O vento não era forte, mas tornou o clima mais agradável por ser constante na maior parte do tempo. Em alguns momentos parecia que a serra geral estava de frente, com os braços abertos convidando as bicicletas para irem ao seu encontro. O movimento atraiu uma boiada que corria em fila dentro do potreiro seguindo os aventureiros. Uma delas era Ana Maria Ronsoni Rodrigues, 53 anos, ciclista do Grupo Belas e Brutas. Ela também não dispensou o banho de cachoeira. “A água renova nossas energias, eu estava incomodada porque não entrei na primeira cachoeira, mas tomei um banho maravilhoso no Rio Manin”, comentou Ana.

Lucimar Guisi Rufino é natural de Criciúma. Ela morou em Joinville que ficou conhecida como cidade das bicicletas porque a fábrica da Fundação Tupy chegou a ter mais de 1200 vagas no bicicletário. Mas, foi em São Ludgero que ela percebeu que havia muitas pessoas pedalando. “Parecia que este era o único esporte daquela cidade. Eu e meu marido decidimos pedalar também pensando na nossa qualidade de vida. Hoje eu vim sozinha porque ele não se sente preparado para subir morros. Achei bem tranquilo fazer este roteiro”, contou Lucimar.

O evento gratuito foi organizado pelo grupo Belas e Brutas, que nasceu em Siderópolis, em março de 2019. A enfermeira Adriana Neves Lopes tinha como objetivo reunir mulheres que gostam de pedalar. “A pandemia atrapalhou as atividades coletivas. Estamos recomeçando com a intenção de promover encontro entre pessoas que usam a bicicleta como um meio de relaxar, cuidar do corpo e da mente. Hoje, temos ciclistas de vários grupos e nos surpreendemos com o número de inscritos”, explicou Adriana.

A prefeitura municipal de Siderópolis colaborou disponibilizando um carro de apoio. Apenas uma ciclista precisou de ajuda porque o pneu da bicicleta furou. Também ofereceram banana, maçã e água para os participantes.

Pedal Treviso Sideropolis 1 Pedal Treviso Sideropolis 4 Pedal Treviso Sideropolis 2 Pedal Treviso Sideropolis 5 Pedal Treviso Sideropolis 3 Pedal Treviso Sideropolis 6 Pedal Treviso Sideropolis 8 Pedal Treviso Sideropolis 9 Pedal Treviso Sideropolis 7

Adicionar comentário

Click here to post a comment