Comunidade

Grupo Escoteiro Aguaí ligado ao Meio Ambiente

IMG 2093

O grupo Escoteiro Aguaí, de Siderópolis, realizou no último sábado,10, ações ligadas ao meio ambiente, dando continuidade ao 26º Muteco (Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica) e a IMMA (Insígnia Mundial do Meio Ambiente).  Grupos de escoteiros de todo o mundo realizam essas atividades para conquistar distintivos e enaltecer seu compromisso com o meio ambiente local, além da conquista de méritos nacionais e internacionais.

Ao longo do ano, o grupo completou atividades propostas pela UEB (União dos Escoteiros do Brasil), para conquista da IMMA. O projeto final para a obtenção do distintivo foi colocado em prática no sábado e teve grande repercussão no município. Foram 200 mudas de árvores nativas doadas pela empresa IMEPEL (Indústria Mecânica LTDA), espalhadas pelo perímetro urbano de Siderópolis e 120 quilos de alimentos para doação às famílias carentes. Um grande projeto ecológico/social. “Agora é só esperar o distintivo e comemorar”, contou o escoteiro Gustavo da Silva.

O ramo sênior iniciará seu projeto neste próximo sábado, 17, recuperando matas ciliares, arborizando as adjacências do cemitério municipal e loteamentos pobremente arborizados. O ramo lobo também percorreu toda a praça e o comércio propagando a ideia da coleta seletiva, distribuindo folders informativos. “Certamente os pequenos escoteiros fixaram a boa prática na cabeça de muita gente”, relatou a chefe dos lobos, Vania Diogo Patrício.

IMG 2080 IMG 2085

 que é a IMMA?

Já a IMMA são ações para conquista de distintivo, que têm como objetivo contribuir para melhorar a consciência ecológica da comunidade e ainda divulgar grupo escoteiro. Os jovens recebem determinadas orientações da UEB para cumprirem, assim que todas as etapas forem feitas o jovem precisa realizar o projeto final para então ganhar seu distintivo. O distintivo da IMMA abre portas para que o jovem consiga conquistar demais progressões, assim chegando ao nível máximo que é o Escoteiro da Pátria ou a Lis de Ouro, dependendo de seu ramo.

O que é o MUTECO?

O MUTECO é executado sempre no mês de junho, concomitante à semana do Meio Ambiente, com o objetivo de grandes ações ecológicas à execução dos escoteiros, que têm a natureza como prioridade. Ao final do Muteco deste ano, o Grupo Escoteiro Aguaí pretende alcançar o número de 450 mudas de árvores plantadas em Siderópolis.

IMG 2141

JATENE MACEDO

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment