Saúde

Hospital São José realiza a quarta captação de órgãos do ano

noticia 252

Se você tem este desejo, é importante avisar sua família sobre essa decisão e pedir que seu desejo seja atendido.

Neste final de semana, o Hospital São José realizou a quarta captação de órgãos do ano.  O doador foi uma mulher de 53 anos, moradora de Cocal do Sul. C.R.D teve morte encefálica diagnosticada e confirmada após todos os exames necessários realizados.

As enfermeiras da Comissão Intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes – CIHDOTT do HSJosé, abordaram os familiares para informá-los sobre a importância do ato de doar órgãos; os familiares entenderam sobre o processo e permitiram a captação. Foram retirados da paciente rins, fígado e córneas.
No procedimento participaram os médicos Andrew Massutti – CRM 16.543, e os auxiliares João Fragoso e Felipe P. Gomes. A coordenação de centro cirúrgico e processo de explante na captação, ficou por conta das enfermeiras Renata Mendes Machado e Franciele Kreutz. No Brasil, para ser um doador, os familiares precisam ser informados. São eles que irão autorizar ou não a doação de órgãos após a constatação da morte encefálica.
Se você tem este desejo, é importante avisar sua família sobre essa decisão e pedir que seu desejo seja atendido.
Os órgãos que podem ser captados após confirmação da morte encefálica são: coração, pulmões, rins, pâncreas, fígado, intestinos, ossos, tendões, córneas e pele.
LUANA MELLO – KÁTIA FARIAS

Adicionar comentário

Click here to post a comment