Colunistas

Imunidade Mental em tempos de isolamento

LOUISE 2019

Antes de iniciar a leitura, peço que você relaxe, solte seus ombros, descanse seu rosto, perceba como esta sua respiração. Diminua seu estado de alerta.

É realmente muito difícil este período de quarentena e isto não será negado em hipótese alguma, porém, a maioria esta encarando esta obrigatoriedade como uma punição e esquece que isso na verdade é uma prevenção. Realmente pare, pense e identifique se você esta enxergando mais como prevenção ou como punição. A situação é ruim, mas a maneira como a encaramos pode aliviar ou piorar, do início ao fim.

Nenhuma pessoa, nenhum casamento e nenhuma família esta preparada para ficar em isolamento. Nem mesmo eu, que escrevo este texto. Mas, a questão é: ou aprendemos a lidar com ele, ou iremos continuar em sofrimento até o ultima dia e após a quarentena. A maneira como lidamos com este isolamento hoje, pode definir como vai estar o nosso estado emocional pós pandemia.

O excesso de notícias, o medo e a ansiedade, nos deixa em estado de alerta o tempo todo, e este constante estado de alerta, não nos permite relaxar. Defina apenas um momento do seu dia para buscar informações e notícias sobre o COVID 19 – em um site confiável – diminua o seu estado de alerta!

As coisas que estão sob nosso controle, já estão sendo feitas: lavar as mãos, higienizar o ambiente, quem puder, ficar em casa e entre outros. Estamos fazendo o que estão nos pedindo, estamos contribuindo, estamos lutando e não podemos deixar de validar isso. Não estamos parados. Você não está parado.

Dito isto, neste período de isolamento é importante decorarmos duas coisas: busque sempre uma rotina; preencha seu dia, se organize, evite “não fazer nada”, não precisa ser produtivo, precisa se ocupar. Diminua o estado de alerta; se policie com as notícias, selecione apenas um momento, preencha seu dia. Seja criativo. Por último e não menos importante: não esqueça que o período de isolamento não é definitivo.

WhatsApp Image 2020 03 24 at 10.56.59

Psicóloga Louise Angelo de Souza
CRP 12/17679
Contato: (48) 996243142
@psicolouiseangelo

Adicionar comentário

Click here to post a comment