POLÍTICA

Índio, Tusa e Valcir disputam vaga para ser candidato a prefeito pelo PP

pp

O Partido Progressista (PP) realizou a convenção partidária. O pré-candidato João Batista Réus, o Índio e a pré-candidata Aretusa Larroyd, a Tusa empataram com 24 votos.

O partido tinha, até então, quatro pré-candidatos, Índio, Tusa, Gelson Gianizella e Pedro Valcir de Souza, o sargento Valcir (atualmente vereador), mas Gelson e Valcir não se inscreveram. A inscrição para quem desejasse concorrer foi das 9h às 9h30min, no mesmo dia da convenção, realizada no último sábado, 11.

O Diretório é composto por 45 membros titulares, sendo que o vereador Valcir votou duas vezes, por ser vereador e diretoriano, já o vereador Ademir Donadel votou três vezes por ser vereador, diretoriano e líder de bancada, totalizando 48 votos.

Os diretorianos tinham dois candidatos para escolher e a opção em branco. A votação aconteceu por meio de urna, sendo que o presidente, delegada e secretário do partido realizaram a conferencia dos votos junto com os candidatos.

Decisão

Nossa reportagem entrou em contato com a pré-candidata Tusa que nos informou que a decisão para quem irá ser candidato a prefeito será decidida por meio de pesquisa eleitoral, dentro dos próximos dias. “Conforme decidido na última reunião da executiva, realizada no final de junho, realizou-se a pré-convenção com os diretorianos, os quais já decidiram sobre quem gostariam que representasse o partido nas eleições e que o próximo critério é a pesquisa eleitoral, o que deve ser considerado para critério de desempate”, explicou a candidata Tusa.

Já em entrevista com pré-candidato Índio a informação foi diferente. Ele confirmou que estão aguardando a executiva do partido tomar uma decisão sobre o critério de desempate, se será por pesquisa eleitoral, por mais idade ou outro método.

Porém, de acordo com a coluna da jornalista Karina Manarin, do jornal TN, o presidente do partido, Fábio Aléssio, “explicou que os critérios definidos em ata são primeiro o Diretório e em segundo a realização de pesquisa. Não há nada especificando que a idade pesaria em qualquer situação”, diz a coluna.

Com essa informação, agora o pré-candidato Valcir volta a entrar no páreo. Portanto, Índio, Tusa e Valcir são os três nomes que disputam a vaga para candidato a prefeito pelo PP.

União

A pré-candidata Tusa também acrescenta que comemorou muito o resultado. “Estava disputando com um candidato de muita experiência e que já passou por outras eleições de prévias. A escolha no Diretório nunca foi o meu critério preferido de escolha dos representantes do partido. Uma disputa interna não é saudável, portanto empatar no Diretório também nos mostrou que temos dois nomes muito especiais concorrendo, e o Diretório escolheu os dois, isso é inédito na história do PP de Siderópolis”, concluiu.

O pré-candidato Índio também comemorou. “O sentimento é de gratidão, pois obtive metade dos votos. Estamos aqui para somar. O partido mostrou que é forte na cidade tendo 100% de participação e apresentou uma grande união”, concluiu.

O que é uma convenção partidária?

Convenção partidária é um evento previsto no direito eleitoral onde os membros dos partidos políticos se reúnem para escolher os candidatos que serão lançados e/ou apoiados pelo partido na eleição seguinte.

-> veja também: https://www.sideropolisnoticias.com.br/gelson-indio-tusa-valcir-sao-pre-candidatos-prefeito-pelo-sideropolis/

____
TEXTO: JATENE MACEDO – REDAÇÃO SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS
tusa
Aretusa Larroyd, a Tusa.
ÍNDIO
João Batista Réus, o Índio.
valcir
Pedro Valcir de Souza, o sargento Valcir.

Adicionar comentário

Click here to post a comment