Saúde

Inverno requer mais cuidados com o coronavírus, gripe e resfriado

WhatsApp Image 2020 09 10 at 15.19.01

A Covid-19 é uma doença recente, ainda não existem pesquisas que mostrem que no inverno ela se torna mais perigosa, porém é preciso cuidado

O inverno iniciou no dia 20 de junho e vai até o dia 22 de setembro. Desde o início da estação, a região sul vem registrando temperaturas baixas. Na última semana de agosto chegou a nevar em algumas cidades. Com o início do inverno e também da pandemia do novo coronavírus vieram muitas preocupações com a saúde.

Os sintomas da Covid-19 são parecidos com o da gripe e resfriado e com temperaturas mais baixas o risco de contrair esses dois vírus se torna mais comum, já o coronavírus, por ser uma doença recente, ainda não existem dados ou pesquisas que mostrem que no inverno ele se torna mais perigoso, porém todo cuidado é fundamental.

Porém diferente do ano passado, este ano o número de casos de gripes, resfriados e doenças comuns no período do inverno está sendo menor. “Isso se dá em virtude da gravidade alastrante do coronavírus. Nossas UTIs estão totalmente focadas e dispostas a lidar com os casos, mas mesmo com um foco no coronavírus ainda se tem uma especialização e cuidado para esses outros casos, e mesmo assim houve-se um número baixo de gripes e resfriados comparado com a época do inverno passado”, afirmou o pneumologista Dr. Renato Matos.

O mundo já vive meses em período de isolamento por conta do vírus, portanto as pessoas estão com a necessidade de sair e ter relações sociais. Isso acontece principalmente com os jovens e muitos não tomam os devidos cuidados.

“As pessoas precisam ter mais atenção, pois o coronavirus não é algo simples. Muitos casos estão saindo com sequelas gravíssimas após o tratamento, e por ser algo novo não se sabe como o vírus vai reagir em cada pessoa, portanto é essencial tomar todos os cuidados e evitar ao máximo pegar a Covid-19”, destacou o pneumologista.

Tanto no inverno como no verão é necessário seguir as recomendações de prevenção e segurança passadas pela Ministério da Saúde. Use máscara e álcool em gel e principalmente evite aglomerações.

____
CADU VIEIRA, JATENE MACEDO E LARISSA WITT – JORNALISMO SATC

 

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment