CÂMARA DE VEREADORES

Legislativo de Treviso aprova repasse para Apae

IMG 7816
Rafaela Maffioletti – Câmara de Treviso

Por unanimidade, os vereadores aprovaram o projeto que dispõe sobre a concessão de auxílio financeiro à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Siderópolis. A proposição é de autoria do Executivo e foi apreciada na sessão dessa terça-feira, dia 23.

Conforme o projeto, o repasse é necessário pois a entidade atende alunos que residem em Treviso. O recurso de R$ 40.260,00 será repassado em 10 parcelas iguais e sucessivas.

Os vereadores Nelson Levati (PP), Reginaldo Rizzati (MDB) e Gessi Urbano (MDB) manifestaram apoio ao projeto de lei. Para o presidente da Câmara, vereador Luciano Miotelli (MDB), devido a importância do projeto, a Casa apreciou a matéria com dispensa de parecer das comissões permanentes.

A proposição foi tema de uma reunião entre Legislativo e Executivo na última sexta-feira (19). Na oportunidade, a Administração Municipal apresentou a matéria aos edis.

Vereador solicita informações sobre a Cosip

Na sessão ordinária dessa terça-feira, dia 23, o vereador Zander Losso (MDB) solicitou informações sobre a Cosip. O parlamentar quer ter acesso ao relatório de janeiro de 2021 contendo a finalidade, valores arrecadados e destinação da verba

“Tais informações servirão para uma análise na forma de cobrança da taxa. Segundo informações recebidas, é baseada no consumo de energia elétrica”, disse.

Ainda na sessão, Losso pediu que o Executivo providencie a limpeza de um trecho do Rio Ferreira, no Centro do Município.

“A providência é necessária para retirar blocos de concreto que ali se encontram, provenientes da queda do muro próximo ao Rio, atrapalhando o curso normal do mesmo”, disse.

Conforme o edil, em caso de forte chuva, a água pode invadir casas próximas.

Parlamentar encaminha indicação ao Executivo

O parlamentar Rodrigo Fenili (PDSB) solicitou que seja providenciado um estudo sobre a viabilidade de instituir o Programa de Recuperação de Créditos Fiscais do Samae. O objetivo é promover a regularização dos débitos de pessoas físicas e jurídicas

“Tal medida visa garantir aumento na arrecadação e proporcionar aos contribuintes uma forma de regularizar as pendências financeiras, haja vista a situação catastrófica que está ocorrendo no mundo em virtude da pandemia, desestabilizando a economia global, atingindo a população que não possui condições de arcar com as despesas básicas”, explicou o edil.

Vereador solicita construção de parque infantil

Buscando um local adequado para as atividades de lazer das crianças, o vereador Reginaldo Rizzati (MDB) solicitou ao Executivo a construção de um parque infantil na comunidade de Volta Redonda.

“A criação dos parques comunitários tem refletido na educação das crianças, que acabam desenvolvendo desde cedo noção do que é o direito de cada um, respeitar limites, a importância de dividir espaços, brinquedos e esperar sua vez”, explicou.

Epagri participa da tribuna livre

A tribuna livre da sessão ordinária dessa terça-feira, dia 23, foi ocupada pelo engenheiro agrônomo da Epagri, Jaldecir Pedro Mazzorana. Na oportunidade, foi apresentado o funcionamento da Epagri, a prestação de contas de 2020 e os planos para este ano.

Por conta da pandemia de Covid-19, a Epagri precisou recorrer à tecnologia para atender os agricultores. Conforme Mazzorana, a Empresa realizou cursos virtuais e também buscou outras formas de atender a comunidade.

Para este ano, a Epagri dará continuidade ao trabalho desenvolvido e vai atuar no Plano Plurianual.

“É um plano que vai reunir lideranças. O objetivo é conhecer as potencialidades locais e as dificuldades no desenvolvimento rural. A partir disso, seleciona-se as prioridades da Epagri no município”, explicou o engenheiro agrônomo.

Presidente fala sobre início do ano letivo

No horário político, o vereador Luciano Miotelli (MDB) desejou um bom retorno aos professores e alunos que iniciam o ano letivo.

“Quero desejar um ótimo ano letivo a todos. Quero colocar esta Casa à disposição de todos os profissionais das Secretarias de Saúde, Educação e de todos os pais que queiram apresentar alguma demanda para esta Casa. Estaremos de portas abertas”.

Dia do Imigrante Italiano é lembrado na Câmara

O Dia do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro, foi lembrado pelo vereador Zander Losso (MDB) durante o horário político. Para celebrar a data e a colonização do município, o parlamentar levou à tribuna o livro “Treviso 100 anos”, de autoria da professora Zeide Carminati de Lorenzi.

“Faço a indicação de leitura desse livro para conhecermos a nossa história. Para traçarmos o nosso futuro, precisamos saber quem somos”, finalizou.

Adicionar comentário

Click here to post a comment