Colunistas

Livro Antes de Dormir: uma vida fragmentada que recomeça todos os dias

Sobre livros e leituras

O livro Antes de Dormir é um thriller psicológico e até o final o autor S. J. Watson deixa a curiosidade em alerta. Como essa história vai terminar? O que realmente aconteceu com Christine e porque ela perdeu a memória? Você consegue imaginar acordar todos os dias e não saber sua idade, quem é a pessoa ao seu lado, aonde vive, ou seja, quem é você realmente?

Essa é a protagonista Christine que esquece tudo o que viveu no dia anterior e em vários anos anteriores depois de uma noite de sono. Ela está com quase 50 anos, mas se percebe alguém décadas mais jovem. Fotografias no banheiro mostram resumidamente o que se tornou para que, quando se olhar no espelho, consiga ter um pouco de discernimento e começar a organizar seus pensamentos.

antesdedormir

Seu marido Ben está lá, ao seu lado, todos os dias para contar sua história, falar do acidente que a tornou uma pessoa com amnésia, do que aconteceu com seus familiares e amigos e o que se passou nestes mais de 20 anos. Toda manhã é um recomeço, Christine vive uma vida fragmentada e somente seu marido consegue construir.

Até que um médico a procura prometendo ajuda-la, mas Christine não pode contar a Ben porque ele não quis ajuda quando o Dr. Nash o procurou. E a partir daí sua vida começa a mudar porque ele sugere que Christine escreva um diário que ela lê todos os dias pela manhã e no fim do dia inclui seus flashs, o que Ben contou e vai reconstruindo sua história sozinha. Tudo é novo todos os dias, tristeza e felicidade intensas se misturam com o que vai descobrindo sobre si mesma. Mas uma frase a faz ficar atenta. Ela mesma escreveu em seu diário: Não Confie em Ben. E com isso fica um pouco confusa, mas segue seu instinto e vai tendo evolução em sua memória com o trabalho do médico.

A construção do enredo foi bem interessante porque o autor mantém sempre o suspense e o final também fica algo por conta da imaginação do leitor. O que se vai descobrindo conforme o desenrolar da trama é que Ben não conta toda a verdade para Christine e ela tem que descobrir tudo sozinha. E mesmo sem memória, consegue guardar seu maior segredo, o diário e só ele consegue ajudar.

Antes de Dormir, de S. J. Watson – 400 páginas.

Adicionar comentário

Click here to post a comment