Colunistas

Livro Antes de Dormir: uma vida fragmentada que recomeça todos os dias

O livro Antes de Dormir é um thriller psicológico e até o final o autor S. J. Watson deixa a curiosidade em alerta. Como essa história vai terminar? O que realmente aconteceu com Christine e porque ela perdeu a memória? Você consegue imaginar acordar todos os dias e não saber sua idade, quem é a pessoa ao seu lado, aonde vive, ou seja, quem é você realmente?

Essa é a protagonista Christine que esquece tudo o que viveu no dia anterior e em vários anos anteriores depois de uma noite de sono. Ela está com quase 50 anos, mas se percebe alguém décadas mais jovem. Fotografias no banheiro mostram resumidamente o que se tornou para que, quando se olhar no espelho, consiga ter um pouco de discernimento e começar a organizar seus pensamentos.

Flor de Jasmim
Studio LE
Carlos Frango Assado
Comercial Garlini
BG Calçados
Camella

Seu marido Ben está lá, ao seu lado, todos os dias para contar sua história, falar do acidente que a tornou uma pessoa com amnésia, do que aconteceu com seus familiares e amigos e o que se passou nestes mais de 20 anos. Toda manhã é um recomeço, Christine vive uma vida fragmentada e somente seu marido consegue construir.

Até que um médico a procura prometendo ajuda-la, mas Christine não pode contar a Ben porque ele não quis ajuda quando o Dr. Nash o procurou. E a partir daí sua vida começa a mudar porque ele sugere que Christine escreva um diário que ela lê todos os dias pela manhã e no fim do dia inclui seus flashs, o que Ben contou e vai reconstruindo sua história sozinha. Tudo é novo todos os dias, tristeza e felicidade intensas se misturam com o que vai descobrindo sobre si mesma. Mas uma frase a faz ficar atenta. Ela mesma escreveu em seu diário: Não Confie em Ben. E com isso fica um pouco confusa, mas segue seu instinto e vai tendo evolução em sua memória com o trabalho do médico.

A construção do enredo foi bem interessante porque o autor mantém sempre o suspense e o final também fica algo por conta da imaginação do leitor. O que se vai descobrindo conforme o desenrolar da trama é que Ben não conta toda a verdade para Christine e ela tem que descobrir tudo sozinha. E mesmo sem memória, consegue guardar seu maior segredo, o diário e só ele consegue ajudar.

Antes de Dormir, de S. J. Watson – 400 páginas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Topo